Florianópolis, 09.03.04 ? Por ser um do cinco estados com maior número de acidentes e vÃtimas fatais nas rodovias federais, Santa Catarina vai receber dois radares fixos de controle de velocidade e de controle de veÃculos roubados ou em situação irregular. A novidade foi repassada, hoje, pelo chefe de Policiamento e Fiscalização da PRF, Carlos Wolff, durante a reunião do Fórum Estadual do Transporte, hoje à tarde na sede da Fetrancesc.
De acordo com Wolff, os dois equipamentos terão um sistema que fotografará a placa do veÃculo e vai repassar imediatamente à uma central na sede da PRF que identificará os dados do veÃculo, propriedade, se está com placas adulteradas e todos os outros problemas que podem haver. Mas o chefe da PRF afirmou que como recebeu o comunicado de BrasÃlia hoje, ainda vai ser avaliado em que pontos devem ficar e quando devem vir de BrasÃlia. Mas acredita que seja para dentro de alguns dias.
Wolff e o superintendente Luiz Ademar Paes também apresentaram o resultado da Operação Carnaval e segundo eles atingiu os objetivos com a redução de 20% no número de mortes apesar de um aumento de 3,2% nos acidentes e 10,2% nos feridos. Mas nestes casos, é preciso levar em conta o aumento de 30% no tráfego das rodovias. Foram fiscalizados 14.719 veÃculos, com retenção de 435 deles, apreensão de 113 CNH e aplicação de 4.277 multas. Wolff disse tendo condições como foram oferecidas na megaoperação, a prevenção de acidentes acontece. O chefe alertou, se não houve resultados ainda mais satisfatórios, é por que o motorista não muda de comportamento, bebe e dirige, faz ultrapassagens perigosas e só anda em alta velocidade. Para ele, só mudanças na hora de fazer a CNH ou de renovar a CNH é que poderá reduzir essa gama de motoristas inconseqüentes. No entanto, notÃcia não é nada boa, quanto ao aumento do efetivo da PRF. Dos 550 concursados que estão em treinamento, somente 20 devem atuar no Estado.
Fonte: Fetrancesc
Compartilhe este post