Florianópolis, 05.04.04 ? Aumentar o nÃvel de escolaridade dos jovens com a primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é o projeto que o Sest Senat de Santa Catarina vai levar a direção-geral da entidade com o objetivo de buscar recursos para esse fim no Ministério da Educação. Dentro desse órgão, existe a Semtec (Secretaria de Desenvolvimento do Ensino Médio e Tecnológico) cuja a finalidade é financiar programas que elevem a escolaridade e a qualidade profissional dos jovens.
O projeto do Sest Senat, que foi mostrado na última sexta-feira durante Reunião do Conselho Regional do Sest Senat vai ser desenvolvido em parceria com o Instituo do Saber de Joinville e pretende atrair os jovens para freqüentar e concluir o ensino médio e junto com isso, eles fazem a preparação e os exames para a primeira habilitação. Tudo isso de graça, sem pagar qualquer taxa aos executores do curso aos centros de formação de condutores ou ao Detran.
Essa fórmula, segundo o diretor do Instituo do Saber, Valdemir Duarte da Silva, consegue chamar a atenção dos garotos e garotas que sonham em dirigir. E o estudo poderá ainda ser o primeiro passo para a profissionalização de muitos desses jovens que pretendem atuar como motoristas ou outras profissões que exigem a CHN. Silva lembrou que vem desenvolvendo a elevação da escolaridade com taxistas e com funcionários de empresas de transporte.
E muitos deles já puderam crescer profissionalmente a partir desse curso de formação. Ele citou ainda que em Santa Catarina, segundo dados do IBGE, 2 milhões 125 mil pessoas não têm o Ensino Médio e apenas 175 mil catarinenses tem curso superior. O mais preocupante é que 3 milhões de catarinenses em idade produtiva estão com defasagem escolar. E muitos jovens que estão no ensino fundamental, pela idade já deveriam estar no ensino médio.
Nesta primeira etapa, com duração de 24 meses, deverão ser atingidos 13.720 alunos, o que representa 1,17% do público existente no Estado: Fonte: Imprensa Fetrancesc
Compartilhe este post