Florianópolis, 19.01.04 – Santa Catarina deve iniciar programa de Parceria Público Privada (PPP) para rodovias que poderá ser modelo para o paÃs por ter como principal diferencial o pedágio social, cerca de 50% abaixo da média cobrada em outros estados, atualmente. É o que prevê o projeto da SC Transportes, uma empresa de economia mista – 51% pública e 49% privada -, que deverá ser apresentado hoje à noite pelo governador Luiz Henrique e pelo secretário de Infra-estrutura, Edson Bez de Oliveira, ao ministro dos Transportes, Anderson Adauto.
O projeto foi elaborado pela Secretaria de Infra-estrutura do Estado e pelo Conselho das Federações Empresariais de SC (Cofem), representado pela Federação dos Transportes (Fetrancesc). Também participam do Cofem a Fiesc, Facisc, FCDL, Fecomércio e Fampesc. Entre as funções da nova empresa estão a construção, duplicação, melhoria e conservação de rodovias, investimentos em portos e ferrovias.
A obra piloto seria a duplicação de trecho da BR-470 entre Indaial e Gaspar, no Vale do ItajaÃ. Depois, incluiria trecho até Rio do Sul e até a BR-101. A SC Transportes também poderá ser a responsável por pedágio social no trecho Norte da BR-101 e viabilizar a duplicação do techo Sul. Entre as prioridades está ainda a duplicação da BR-280, que liga o Norte ao Porto de São Francisco do Sul.
Uma das lideranças envolvidas no projeto informa que a proposta de pedágio social é bem aceita pelas comunidades que já tiveram conhecimento dela. O objetivo do pedágio é pagar o custo da rodovia. A tarifa seria por quilômetro utilizado, estudantes e pessoas da terceira idade teriam desconto. Outro motivo que anima é que grandes grupos nacionais e um estrangeiro estão interessados em investir. Fonte Estela Benetti
Compartilhe este post