SENAT prepara profissionais para atender exigências do mercado de transporte

  1. Início
  2. Notícias
  3. SENAT prepara profissionais para atender exigências do mercado de transporte

SENAT prepara profissionais para atender exigências do mercado de transporte

Florianópolis, 13.10.03 – A formação e o aperfeiçoamento profissional dos trabalhadores são cada vez mais exigências do mercado de transportes tanto de cargas como do de passageiros. Isso pode ser comprovado pelo bom desempenho dos cursos no SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte). Somente o Capit 26, realizou em setembro 27 cursos, um recorde para a entidade. Aliás, o bom desempenho do SEST SENAT neste ano foi comemorado durante a reunião do Conselho Regional do SEST SENAT, realizado na última sexta, 10 de outubro, na sede da Fetrancesc, na Capital.
O presidente do Conselho, Augusto Dalçóquio Neto destacou a importância de aumentar o atendimento das duas entidades seja na preparação para o trabalho e assim elevar a qualidade dos serviços de transporte, bem como o atendimento social com consultas médicas, tratamentos odontológicos, atividades esportivas e de lazer. No encontro foram apresentados os projetos em andamentos, alguns que foram reformulados e as novas propostas para o fim deste ano e para 2004.
Nos primeiros nove meses do ano, passaram 1.139 alunos pelos cursos de condutores do SEST SENAT da capital, de acordo com o diretor João Alfredo Brodt. Outras 588 estudantes freqüentaram cursos diversos voltados ao transporte. E mais 2.124 participaram do Programa de Ensino à distância, 123 nos cursos de idioma, 270 de informática e 350 por mês para o supletivo. Neste ano, não houve a realização de cursos gratuitos à população patrocinados pelo Fat. O Governo federal está reformulando o programa e pode enviar alguns recursos para o fim deste ano. A idéia é aproveitar o dinheiro para uma pesquisa que vai conhecer as necessidades das empresas e dos trabalhadores quanto à formação informou , a coordenadora do Pead, Caroline Giaretta.
O SEST SENAT de Florianópolis, a partir de julho, começou a trabalhar no projeto de expansão com o aumento da divulgação de seus serviços levando a proposta aos empresários e entidades de todo o Estado. O coordenador de Desenvolvimento Profissional, Marcelo da Luz relatou que mudou a estratégia de atuação com visitas para oferecer os serviços do Capit 26. Já está em andamento a negociação para realizar cursos em Blumenau. Também é intenção do coordenador desenvolver projetos voltados para assessoria e consultoria, em especial para a qualidade e está sendo retomada a oficina pedagógica. Outra programa que ganha força é oAdote uma Sala de Aula. Que pretende conseguir o apoio de empresas para equipar as salas de aula do SEST SENAT. Carolina Giaretta destacou ainda que está trabalhando no resgate do Programa de Ensino à distância e tem entre outras ações, a implantação da videoteca e a biblioteca para a realização dos cursos.
UNIDADES NO ESTADO – O PATE de Criciúma atendeu 346 pessoas em cursos de MOPP (Movimentação de Produtos Perigosos), direção defensiva, de vendedor de frete e outros. Para o coordenador do PATE, José Afonso Darela, é hora do SEST SENAT realizar cursos teóricos para Formação de Condutores, hoje exclusivo aos Centros de Formação de Condutores por delegação do Detran. Segundo Darela, a lei não faz restrições. No PATE de Itajaí 780 pessoas passaram pelos cursos da unidade, de acordo com responsável, Paulo Werner e em Concórdia foram 631 pessoas treinadas entre o M0PP, que as empresas da cidade exigem na contratação de motorista, direção escolar e defensiva. Para ampliar a atuação do PATE na região, segundo o gerente Deiler Knappmann, foram feitos convênios com alguns centros de formação, com ótimos resultados. Carlos Henrique Piloni apresentou os números do PATE de Lages. Foram 116 treinamentos em oito cursos do MPP e um de reciclagem para transporte escolar. Também foram promovidas palestras educativa sobre dengue, diabetes, drogas, DST&Aids, para 8 316 motoristas. Fonte: Imprensa Fetrancesc.

Compartilhe este post