Florianópolis, 23.12.05 – Nada menos que 69% dos choques de veÃculos nas estradas ocorrem à luz do dia. Quase sempre o tempo está bom e o motorista perde o controle do veÃculo numa reta. O motorista dirigia havia menos de uma hora e, do inÃcio da viagem ao ponto onde ocorre o acidente, são percorridos entre 11 e 50 quilômetros ? pouco mais do que a distância entre Rio Grande da Serra e São Paulo. Os dados são da PolÃcia Rodoviária e têm como base os acidentes ocorridos nas rodovias federais de todo paÃs em 2003.
De acordo com o levantamento, um em cada três acidentes foi causado por falta de atenção do motorista. A embriaguez não soma nem 1%. Mas o Ãndice pode ser explicado pela não-obrigatoriedade de teste de bafômetro no Brasil, amparado pela Convenção Americana sobre Direitos Humanos, que permite ao motorista quando abordado por um policial decidir se quer ou não passar pelo exame. O argumento é o de que ele não é obrigado a fornecer provas contra si mesmo. Nos Estados Unidos, por exemplo, o motorista que se recusa a passar pelo bafômetro tem a habilitação suspensa entre dois e três meses.
O tipo de colisão mais comum nas estradas são as traseiras. A possibilidade de morrer num acidente como esse é baixa ? a cada 24 choques, uma morte. Já as batidas de frontais são raras, mas têm efeitos devastadores. A cada quatro acidentes, uma pessoa morre. O Ãndice de mortalidade é o mesmo registrado em atropelamentos.
Para se ter idéia do nÃvel de impacto ao qual a pessoa é submetida nesse tipo de situação, estudos mostram que ser atingido por um carro a 120 km/h ? limite de velocidade na maioria das estradas ? equivale a saltar do 45º andar de um prédio. Outros dados revelam que a maioria esmagadora de motoristas que se envolvem em acidentes nas estradas são homens na faixa de 35 a 45 anos.
Esse grupo tem carteira de habilitação há mais de 15 anos e a maior parte dos acidentes na qual se envolveram foram em pistas duplas; ou seja, o motorista tinha a oportunidade de ultrapassar o veÃculo da frente sem oferecer risco aos demais motoristas.
Dicas de segurança
Freadas
– Nunca freie sobre poças d?água. Se isso for inevitável, alivie o pedal rapidamente para que as rodas não travem;
– Cuidado ao frear quando for seguido por caminhões. Pesados, percorrem uma distância maior até pararem completamente.
Viagens longas
– Descanse bastante antes de iniciar sua viagem;
– Se possÃvel, viaje acompanhado por alguém que também possa interferir nos seus sentidos;
– Não dirija por muitas horas. Faça paradas regulares, mesmo que não esteja cansado;
– Faça uma revisão cuidadosa nos principais itens de segurança do veÃculo, como freios, pneus, parte elétrica e direção.
Acidentes
– Deparando-se com um acidentes, antes de tentar prestar qualquer socorro, respeite sua própria segurança;
– Se já houver outras pessoas prestando socorro no local, siga adiante e tente avisar a autoridade mais próxima;
– Se você não é médico ou paramédico, evite mexer nas vÃtimas e não permita que leigos removam pessoas acidentadas;
Ultrapassagens
– Nunca ultrapasse pela pista da direita;
– Antes da ultrapassagem, certifique-se que você tem uma visão total da estrada, olhando também os retrovisores;
– Anuncie por meio dos sinais convencionais (luzes e setas) sua intenção de fazer ultrapassagem;
– Nunca ultrapasse em trevos, lombadas, curvas e passagens de nÃvel ou onde a faixa que divide as pistas seja contÃnua;
Dirigindo na chuva
– Redobre a atenção para condições da estrada na chuva. É possÃvel ocorrência de deslizamentos e quedas de barreiras;
– Reduza a velocidade a um limite seguro.
– Mantenha ligado o limpador de para-brisa.
– Evite freadas fortes. Não fume para evitar o embaçamento do vidro;
– Se o carro deslizar sobre uma lâmina de água não freie nem pise na embreagem. Solte o acelerador e deixe o atrito com água reduzir a velocidade até você sentir que as rodas readquiriram contato com o piso.
Animais na pista
– Ao se deparar com animais de grande porte nas pistas não buzine nem sinalize com faróis. Isso assusta o animal, que pode ter reações inesperadas;
– Feche os vidros e passe lentamente em marcha reduzida. Avise o posto policial mais próximo.
Viajando com crianças
– Crianças com menos de dez anos devem sempre ser transportadas no banco de trás, atadas ao cinto de segurança ou acomodadas em cadeirinhas apropriadas;
– Bebês ? mesmo os recém-nascidos ? não devem viajar no colo. Em caso de colisão, o risco da criança servir como amortecedor no impacto com o painel ou o banco da frente é muito grande;
– Crianças de colo até um ano de idade devem ficar nas cadeirinhas fixadas de costas para o sentido do carro. Depois dessa idade, a cadeirinha pode ficar na posição normal;
– Quando a cadeirinha não mais oferecer proteção à nuca da criança, em função de seu crescimento, é o momento de colocá-lo diretamente no banco do veÃculo, preso pelo cinto de segurança;
– Caso a posição do cinto cause enforcamento na criança, acomode-a em cima de uma almofada apropriada.
Cinto de segurança
– Todos os ocupantes do veÃculo são obrigados a utilizar cinto de segurança, independente da via que está sendo utilizada;
– Mantenha os cintos sempre em bom estado e nunca prenda-os enrolado ou dobrado. Isso reduz sua eficiência.