Florianópolis, 22.11.04 – O Brasil está vivendo uma revolução silenciosa no setor de tecnologia da informação (TI). Cada vez mais, surge a necessidade de utilizar softwares capazes de otimizar as operações logÃsticas, fato que vem se refletindo também em todos os setores da sociedade. Hoje é imprescindÃvel que a logÃstica use ferramentas que se antecipem à s necessidades de agenciadores, representantes, fornecedores, companhias aéreas e empresas de transporte rodoviário e marÃtimo, garantindo qualidade e produtividade acima das expectativas comuns. No momento, a capacidade inventiva da arquitetura de software vem se desenvolvendo de forma animadora e novos programas de computador estão sendo criados, no sentido de aprimorar o processo. Porém, especificamente no setor de entregas expressas, ainda não é totalmente garantido o acesso à s novas tecnologias para grande parte das empresas do segmento.
No que se refere à s etapas logÃsticas, a idéia é agilizar as informações durante o processo, para que agenciadores e representantes possam garantir rapidez e pontualidade na hora da entrega. Atualmente, utilizar tecnologia de informação é o grande diferencial. Aquelas empresas que já operam com algum tipo de software de informação, estão à frente da concorrência e podem atender satisfatoriamente as exigências de seus clientes. Grandes empresas de entregas expressas já utilizam tecnologia da informação. No entanto, reconhecem que as organizações de menor porte precisam adotar tais inovações. Apesar da necessidade que as empresas têm de se modernizar, o freio deste desenvolvimento ainda é o alto custo da tecnologia.
Manter um software atualizado que integre toda a malha de parceiros com qual a empresa se relaciona, apresenta um custo considerável. Por mais que as organizações se empenhem para utilizar tais ferramentas, os investimentos na área se constituem em fator impeditivo, dificultando a utilização de tecnologia de ponta. Um sistema criado em Santa Catarina colabora para que o setor avance nesta direção, sem a necessidade de aplciar vultosos recursos. Trata-se do CyberLog – Controle de Despachos de Cargas e Encomendas, que começa a ser comercialização por meio de assinatura, operando diretamente via Internet, o que reduz custos e agiliza o processo de entrega. O programa garante o acesso à tecnologia de informação, pois agrega valor aos serviços prestados, já que o custo mensal de uma assinatura básica é inferior à economia alcançada com a utilização do programa. Além disso, as empresas do segmento não terão dificuldade para utilizá-lo, pois o software é de fácil acesso e utiliza a linguagem própria do setor.
Frente à necessidade de estar evoluindo suas técnicas, as empresas que atualmente esbarram nos elevados custos para viabilizar seus procedimentos, poderão contar com uma ferramenta capaz de garantir a informação em tempo real. Hoje, a sobrevivência das empresas depende do aprimoramento do processo de distribuição, do investimento em gestão de pessoal e da utilização de novas tecnologias. Daà a necessidade de adotar sistemas de computação que modernizem o processo logÃstico. Ao que tudo indica, o segmento de entregas expressas, com o apoio de empresas de base tecnológica, poderá assim garantir seu espaço no mercado e estar a tom com a revolução silenciosa, que requer o emprego de avançadas tecnologias, no sentido de atender um cliente cada vez mais informado e exigente.
*Valter Monteiro, sócio-gerente
da empresa CyberMIDIA valter@cybermidia.net