BrasÃlia, 22.7.04 – Para tentar ganhar o apoio do governo federal e reverter o corte de R$ 160 milhões no Plano Plurianual (PPA), que seriam destinados à duplicação do trecho Sul da BR-101, parlamentares e empresários dos três estados do Sul se reúnem amanhã na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre.
A intenção é chamar a atenção do governo federal quanto à necessidade de mais investimentos para a duplicação da rodovia, principalmente após o corte de 19,5% nos investimentos para o trecho definidos no PPA, documento que contém as diretrizes para a elaboração do orçamento da União para o perÃodo 2004-2007.
“Os estados do Sul não vão abrir mão de perseguir resultados, seja para as estradas ou mesmo para reduzir a carga tributária da região”, avaliou o presidente da Fiergs, Renan Proença.
Proença afirmou ainda que as contrapartidas do governo federal para o Sul têm sido menores que os benefÃcios tributários e econômicos gerados pela região.
Secretário quer mais articulação
O secretário de Infra-Estrutura de Santa Catarina, Edinho Bez, que esteve ontem em BrasÃlia, disse que a meta da nova estratégia é reverter as falhas adotadas pelos parlamentares no Congresso a fim de reforçar uma frente mais articulada com o governo para priorizar a duplicação do trecho Sul da BR 101. O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) avalia que, apesar do corte, isso não impede que a obra comece este ano. Zambiasi, porém, considera importante a reunião amanhã na Fiergs: “Esse tipo de articulação pode ajudar a liberação de mais recursos a médio e longo prazos, mesmo com a sinalização do governo que a obra é prioridade”.
Fonte DC