Florianópolis, 16.8.04 – Caminhoneiros autônomos e empresas de transportes de carga rodoviária de todo o paÃs terão até o dia 31 de dezembro para se registrar na Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt). A estimativa é que existam 500 mil autônomos e 50 mil empresas no paÃs, números que serão atualizados através do Certificado de Registro.
Somente após a emissão do certificado os transportadores estarão habilitados à atividade. Até lá, será realizada uma fiscalização educativa nas estradas. A partir do ano que vem, quem não tiver o adesivo, vai pagar uma multa de R$ 500. O documento deve ser renovado a cada quatro anos.
Registro pode ser feito pela Internet
No Estado, estima-se que existam 30 mil autônomos e 5 mil empresas de transporte rodoviário, diz a coordenadora do Serviço Social do Transporte (Sest/SC), PatrÃcia Costa Ferreira. O registro pode ser feito pela Internet (www.antt.gov.br).
Outra opção é fazer o registro em uma das sedes do Sest. Em Santa Catarina, funcionam em ItajaÃ, Criciúma, Florianópolis, Lages, Concórdia. O formulário preenchido e os documentos devem ser postados para a Antt, em BrasÃlia.
Fonte: DC