Florianópolis, 13.9.04 – Desde maio os funcionários da fábrica de sinalizações da seccional de Santa Catarina do Departamento Nacional de Infra-Estrutura em Transportes (DNIT) não têm trabalho. Os recursos insuficientes são os maiores responsáveis pela falta de placas de sinalizações nas oito rodovias no Estado.
Segundo o gerente de operações rodoviárias, engenheiro Edemar Martins, os 2,2 mil quilômetros de rodovias só têm 60% das sinalizações necessárias. O furto, o vandalismo e os acidentes também contribuem para a retirada das sinalizações das estradas.
Os funcionários da fábrica do DNIT poderiam produzir uma média de 10 placas por dia se houvesse dinheiro para a compra das matérias-primas. Sem condições de produzir, eles tentam montar novas sinalizações com os restos das placas deixadas pelos vândalos ou acidentes de trânsito.
– A partir de maio os funcionários batem o ponto e tentam montar placas com as sinalizações destruÃdas. O trabalho só é realizado pelo “amor à camisa”.
Sem expectativa de novos recursos, os vândalos e acidentes de trânsito são os maiores responsáveis pela retirada indiscriminada das sinalizações. Uma simples sinalização indicando um municÃpio vizinho, por exemplo, não sai por menos de R$ 464.
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