Criciúma, 11.9.05 – Os motoristas que trafegarem pelo trecho Sul da BR-101 a partir de dezembro deverão redobrar a atenção diante das obras e do movimento diário intenso de veÃculos, que chega a triplicar durante a temporada de Verão. De acordo com a PolÃcia Rodoviária Federal, os congestionamentos podem ocorrer em 17 pontos especÃficos do trecho em obras da rodovia federal.
O levantamento inclui pontos já conhecidos, como trevos de acesso a municÃpios (Tubarão, Araranguá, Laguna, Garopaba, Santo Amaro) e praias (do Sonho, Pinheira). O diferencial da próxima temporada são as paralisações temporárias do tráfego de veÃculos para detonações de rochas marginais à rodovia, realizadas periodicamente em cinco trechos distintos (Sombrio, Içara, Sangão, Imbituba e Paulo Lopes).
De acordo com o Departamento Nacional de Infra-Estrutura dos Transportes (DNIT), as detonações estão previstas até o final do ano, sempre às terças, quintas e sábados, das 12h às 14h. Para evitar maiores transtornos, é aconselhável que os motoristas se mantenham informados sobre as detonações, que durante essa fase inicial de obras têm provocado menos transtornos do que se esperava em relação a uma obra de vultuosidade como a duplicação dos 495 quilômetros.
À noite, perigo aumenta
No levantamento da PRF também constam trechos considerados perigosos, principalmente em dias de chuva, como os 42 quilômetros de acostamento nivelado existente entre os municÃpios de Araranguá e Içara, e a passagem pela localidade de Morro dos Cavalos, em Palhoça.
Mas são as obras que merecem maior atenção do motorista, devido ao tráfego intenso de caminhões caçamba e à participação de 1,1 mil trabalhadores. A sinalização das obras é constante ao longo do trecho, e em alguns pontos até reforça a precária sinalização normal da rodovia, como em cabeceiras de pontes.
O motorista precisa tomar cuidado com áreas laterais que tiveram terreno e vegetação suprimidos. São barrancos que podem se tornar fatais em caso de saÃda de pista. A cautela deve ser redobrada à noite, quando a visibilidade da pista e dos barrancos é inferior.
Todos os lotes estão em obras
Todos os lotes do trecho sul da BR-101, entre Palhoça e Osório (RS), estão com serviços em andamento. O lote mais adiantado é aquele localizado entre o Rio Sangão e o acesso a Criciúma. De acordo com o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), é possÃvel que esse lote tenha segmentos pavimentados até o final do ano, dependendo das condições climáticas.
Alguns lotes ainda não têm obras de engenharia aparentes, mas mantêm serviços de topografia, supressão vegetal, desapropriações e demarcação de sÃtios arqueológicos. As obras serão incrementadas nos principais pontos crÃticos do trecho, entre eles aqueles em área urbana densa (Palhoça, Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba, Criciúma, Sangão, Içara e Santa Rosa do Sul) e cruzamentos.
A sinalização de segurança está entre as exigências contratuais e segue as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Há casos em que a sinalização deve ser intensificada, acima do estipulado por lei, e o reforço tem sido exigido pelo DNIT junto a empresas e consórcios.
A segurança no trânsito deverá aumentar com a implantação de um programa de comunicação social desenvolvido pela Empresa Supervisora e Gerenciadora Ambiental (Esga) – matéria na página seguinte.
De acordo com a PolÃcia Rodoviária Federal, o trecho Sul da BR-101 recebe atualmente um tráfego diário de 18 mil veÃculos. A média diária durante a temporada de Verão é de 36 mil veÃculos, com picos de 54 mil carros em finais de semana especÃficos, como nas datas festivas (Natal, Ano Novo e Carnaval). Fonte: Diário Catarinense.