Empresa pode cobrar multa de trânsito de funcionário

  1. Início
  2. Notícias
  3. Empresa pode cobrar multa de trânsito de funcionário

Empresa pode cobrar multa de trânsito de funcionário

São Paulo, 15.9.05 – As multas de trânsito que o funcionário recebe durante o trabalho podem ser cobradas pelo empregador na Justiça. Este é o entendimento do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP), que julgou recurso de um ex-empregado da Scorpions Materiais de Construção Ltda.
O motorista abriu processo na Vara do Trabalho de Mauá (SP) reclamando o pagamento de verbas decorrentes de sua dispensa. A empresa, por sua vez, entrou com pedido de reconvenção. Ou seja, no mesmo processo, solicitou que a Justiça do Trabalho cobrasse as multas por infrações de trânsito cometidas pelo ex-empregado e pagas pela Scorpions.
A vara acolheu o pedido da empresa e determinou que, na execução do processo trabalhista, o valor fosse descontado. Insatisfeito com a sentença, o motorista recorreu ao TRT-SP, sustentando que ele não assinou documento que autorizasse os descontos e que a cobrança das multas deve obedecer legislação específica. Além disso, o funcionário alegou que o assunto deveria ser julgada pela Justiça Comum.
Para o juiz Ricardo Artur Costa e Trigueiros, relator do recurso no TRT, a reforma do Judiciário aumentou a competência da Justiça do Trabalho, “abarcando todos os conflitos decorrentes da relação de trabalho”.
Segundo o relator, o argumento de que não existe documento que autorize os descontos desta natureza não é válido, já que a função de motorista é claramente submetida à legislação de trânsito. Ou seja: as infrações cometidas pelo empregado, por gerarem despesas indevidas, podem ser cobradas pelo empregador.
Por unanimidade, a 4ª Turma acompanhou o voto do juiz Trigueiros autorizando o desconto das multas de trânsito decorrentes das infrações cometidas pelo ex-empregado. Fonte: Invertia

Compartilhe este post