Florianópolis, 26.7.04 ? Os Estados que formam o Codesul -Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul ? realizarão, simultaneamente, três operações de fiscalização sobre o transporte de produtos perigosos, até o final deste ano. Essas barreiras significam a retomada do trabalho conjunto da comissão de Defesa Civil do Codesul, acertada durante reunião realizada nesta semana. De acordo com gerente de Respostas a Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina, capitão Carlos Alberto de Araújo, as ações integradas iniciaram há cerca de oito anos e depois foram abandonadas ou feitas em algumas situações apenas.
Mas, de acordo com o Capitão, precisam ser retomadas, pois ainda acontecem muitos problemas nesse tipo de transporte. Segundo ele, os principais são a falta do envelope de emergência com os dados sobre o produto transportado, que indica como lidar com ele em caso de acidente. Ou os dados do envelope nem sempre corresponde ao que está na Nota Fiscal. Muitas vezes, a mercadoria que está no veÃculo não é a que está descrita no documento. E tudo isso pode sérios problemas ao meio ambiente e à população, diz o gerente. Porque cada produto deve ter um tipo de procedimento, segundo a Associação Brasileira da Indústria QuÃmica. E qualquer ação errada, ao invés de resolver, pode agravar ainda mais a situação.
Outro problema apontado pelo capitão é quanto à falta do kit de segurança para o motorista, que são as botas, luvas, máscara, a ser usados nas ocorrências. Sem contar a falta de identificação externa do produto e a misturar carga perigosa com alimentos ou outra mercadoria qualquer. o Capitão lembra que toda a responsabilidade pela operação de socorro, nos casos de acidentes, será paga pelo responsável pelo veÃculo.
Da reunião do Codesul, ficou também acertado que a Defesa Civil de Santa Catarina vai oferecer aos demais Estados, o Banco de Dados que vem desenvolvendo com a UFSC sobre o transporte de produtos perigosos. Esse banco é alimentado, a partir de uma ficha padrão usada por todos os agentes que atuam na educação, prevenção e fiscalização do transporte de produtos perigosos. E a partir desse processo de informação, destaca o gerente, deverá ser consolidado o mapa do transporte de produtos perigosos do Codesul. Esse material deverá estar disponÃvel no site da Defesa Civil www.defesacivil.sc.gov.br. Fonte: Imprensa Fetrancesc.
Compartilhe este post