Blumenau, 27.9.05 – Já é quase impossÃvel pensar em transporte de cargas eficiente sem um sistema de rastreamento. A tecnologia é uma tendência mundial, otimiza resultados, reduz riscos e agrega valor ao serviço das transportadoras. As novidades nesta área estarão na Expo-Transcom, que ocorre entre 16 a 19 de novembro, nos Pavilhões da Proeb, em Blumenau. As tecnologias serão apresentadas por umas das principais empresas do segmento no Brasil, a JaburSat.
De acordo com a organização da feira, caminhão rastreado é sinônimo de frete seguro e rentável. A localização do veÃculo em tempo real aumenta a eficiência do planejamento e pode até alterar rotas, se for necessário, permitindo cumprir ou até reduzir o prazo de entrega.
A unidade rastreada proporciona maior segurança para o motorista, para o veÃculo e para a carga. ?O rastreamento é um excelente aliado no combate e prevenção ao roubo cargas?, afirma o presidente da Fetrancesc (Federação das Empresas de Transportes de Cargas no Estado de Santa Catarina), Pedro Lopes. A ferramenta também auxilia na recuperação de veÃculos roubados, segundo ele, em um mês, de sete veÃculos furtados em Santa Catarina, dois puderam ser recuperados por contarem com sistema de monitoramento. Além disso, o veÃculo rastreado tem desconto no valor do seguro.
A implementação da tecnologia resulta em redução geral de despesas, já que o veÃculo roda na velocidade e na rota certa, economizando combustÃvel. E, com mais tempo de veÃculo carregado e em trânsito, o resultado é maior lucro e credibilidade.
Um produto para cada necessidade
?A Jabursat trabalha com o que há de mais avançado tratando-se de tecnologia embarcada para rastreadores com rastreamento de veÃculos, um sistema via satélite de alta órbita Inmarsat D+ em toda a América do Sul. Com dois anos e meio de atuação no mercado, a JaburSat já é o segundo player do mercado nacional?, explica o gerente de marketing da JaburSat, Luiz Cláudio Junior.
Para atender à necessidade de cada cliente Jabursat vai apresentar, na Expo-Transcom 2005, quatro nas modalidades rastreamento:
– JaburSat Sky ? puro satelital ? comunicação efetuada através de satélites de alta órbita Inmarsat D+, mais enxuto, apresenta os atuadores mais importantes do sistema de rastreamento como: botão de pânico, bloqueio do motor, sirene e pisca alerta. Ideal para o transporte de carga de menor valor agregado, como granéis. Custa até 30% mais barato que o sistema convencional. Trata-se de um sistema modular, ou seja, após adquiri-lo o cliente pode efetuar sucessivos ?up-grades?, apenas comprando os módulos adicionais do sistema, podendo ?montar? o equipamento mais completo (JaburSat III ? hÃbrido) por um menor preço.
– JaburSat II ? puro satelital – comunicação efetuada através de satélites de alta órbita Inmarsat D+, é o rastreador pioneiro da famÃlia JaburSat. Tal sistema permite ao usuário instalar todos os sensores e atuadores disponÃveis.
– JaburSat III ? hÃbrido ? primeiro sistema de rastreamento hÃbrido do Brasil, associa as vantagens da comunicação por satélite à mais moderna tecnologia de transmissão de dados via rede GSM/GPRS. Proporciona maior quantidade de informações sobre a posição do veÃculo, com um menor custo de comunicação. Também permite ao usuário instalar todos os sensores e atuadores.
– JaburSat City ? GSM/GPRS ? produto desenvolvido pela JaburSat para o mercado de transporte de distribuição nos centros urbanos. Utiliza a tecnologia celular GSM/GPRS para comunicação. Conta com um novo teclado que permite ao motorista o envio de mensagens pré-formatadas (macros) e também mensagens de texto livre. Permite ao usuário instalar todos os sensores e atuadores. Fonte: Imprensa Expo-Transcom