Concórdia, 30.9.05 – Os alunos das escolas de Concórdia, no Meio-oeste do Estado, já podem aprender as regras do trânsito fora da sala. A Fundação Adolfo Bósio de Educação no Transporte (Fabet), em parceria com Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), abriu Minicidade do Trânsito, composta por ruas, cruzamentos, passeios, sinais de trânsito, acessos e estacionamentos em miniatura. A intenção da Fabet é treinar 4 mil crianças por ano na minicidade do Trânsito.
A abertura da Minicidade do Trânsito fez parte da programação da Semana Nacional do Trânsito em Concórdia, realizada na semana passada. Com ela, a Fabet pretende investir principalmente na formação dos futuros motoristas. No entender dos profissionais que criaram o trânsito em miniatura da Fabet, o contato das crianças com as regras de trânsito hoje fará com que elas conduzam os veÃculos com mais segurança e responsabilidade quando chegar a hora de tirar a carteira de motorista.
Lúdica
De acordo com a diretora pedagógica da fundação, Almeli Basso, a Minicidade será muito útil no programa de educação de trânsito que a Fabet desenvolve. “O ser humano é mente e coração, razão e emoção. A atividade lúdica agrega valor ao aprendizado”, explicou. Há dois anos, a fundação mantém contato com escolas e estudantes por meio do programa “A Escola vai à Fabet e a Fabet vai à escola”.
As crianças que passaram pela minicidade entenderam que o trânsito só vai melhorar quando for visto como uma responsabilidade de todos. Nas ruas da minicidade, os carros de brinquedo conduzidos pelas crianças entendem que respeitar a sinalização é mais do que um dever. O bom comportamento no trânsito, no entender da Fabet, é uma forma de contribuir para que a cidade seja melhor. Fonte: A NotÃcia