Florianópolis, 21.10.05 – A Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Cargas de Santa Catarina) está de aniversário, hoje. A entidade completa 18 anos de fundação, uma história de importantes avanços, que contribuÃram para o aprimoramento e desenvolvimento do setor. O presidente da Federação, Pedro Lopes, destaca o espaço polÃtico conquistado pela entidade nessas quase duas décadas de vida, através da atuação integrada com a CNT (Confederação Nacional de Transporte) e a ABTC (Associação Brasileira de Transportadores de Cargas). Um dos exemplos é a participação na Frente Nacional do Transporte, que realizou na segunda e terça-feira, em BrasÃlia, do Grito das Estradas. A Federação também integra o Cofem (Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina) e tem assento em diversos órgão de decisão como o CEC (Conselho Estadual do Contribuinte), o Prodec, (Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense) e nas Câmaras Setoriais do Denatran.
O trabalho da Diretoria e do Conselho de Representantes foi fundamental para a implantação do Sest Senat em Santa Catarina, com cinco unidades que oferecem a formação e o aprimoramento profissional, atendimento médico, odontológico e social tanto aos trabalhadores do transporte como à comunidade. A Federação também é responsável pela parceria com a Petrobras e CNT que possibilitou ter o projeto Economizar, um serviço gratuito oferecido aos transportadores para a redução de gastos com combustÃvel e conseqüentemente menos poluentes no ar.
Também nos últimos anos, a Fetrancesc desenvovle uma série de atividades, ações e projetos. Iniciou o programa das Reuniões do Conselho de Representantes nas sedes dos sindicatos, aproximando ainda mais o transportador com a Federação e autoridades responsáveis pelo transporte. Nesses encontros há a exposição dos entraves para o setor e das dificuldades no desenvolvimento da atividade, além de propostas e sugestões que permitem ajustes e melhorias na infra-estrutura, na legislação e as inovações nos negócios.
A Fetrancesc lançou em parceria com os sindicatos associados, no dia 23 de setembro, o Cartão Fetrancesc, um benefÃcio que a transportadora pode oferecer ao seu funcionário, que permite a ele usar parte de seu salário em créditos em cinco mil pontos de venda. E traz a vantagem para a empresa de redução de gastos com papel e tempo de atendimento ao trabalhador. Outro projeto que a Federação trabalha é a criação da Transpocred (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários do Transporte do Estado de Santa Catarina), que tem seu projeto em avaliação no Banco Central. Com a sua aprovação e implantação, o objetivo é a redução de custos ao transportador; facilidades de acesso ao crédito para fomentar e promover novos investimentos. A Fetrancesc criou há cerca de um mês o Conselho Consultivo formado por 30 empresários e especialistas do setor de transporte e o Fórum do Jovem Empreendedor. Por mais de dois anos, a Federação atuou na formatação do projeto SC-Transportes, uma PPP (Parceria Público-Privada) que pretende atuar na infra-estrutura, especialmente de rodovias.
Do desejo de lÃderes empresariais catarinenses de fortalecer o setor de transporte rodoviário de carga e unir as forças, numa única entidade, com o Rio Grande do Sul, nasceu a Fetrancesc. Sem acerto com o Estado vizinho, empresários e presidentes de sindicatos, Edgar Thomsem, Pedro Rogério Garcia, Paulo Duarte e Silva, José Afonso da Silva Darélla e Paulo Roberto Ãvila, criaram em 21 de outubro de 1987 a Federação das Empresas de Transporte de Cargas de Santa Catarina. Em 9 de Junho de 2000 foi inaugurada sua sede, m Bairro Estreito, em Florianópolis. Fonte: juraci perboni/Fetrancesc
Compartilhe este post