Florianópolis, 23.5.05 – A Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Cargas de Santa Catarina) participa do Feirão do imposto, que vai acontecer no dia 11 de junho de 2005, em pelo menos 37 cidades catarinenses. O evento tem a finalidade de mostrar ao consumidor, quanto ele paga de impostos e contar com o engajamento da população contra a alta carga tributária que o cidadão brasileiro paga, sem ter o retorno desse impostos. E não só aqueles tributos que se paga diretamente, nas compras de supermercado, telefone, energia elétrica, água, mas aqueles embutidos que são providentes do valor do combustÃvel, da matéria prima, dos serviços como o transporte e que nãosem aparecem.
No dia 11, serão instalados em lugares públicos, de alta circulação, estandes padronizados com gôndolas de papelão para a exposição de produtos, reproduzindo um supermercado e nessas mercadorias será destacado o valor pago de imposto. Por exemplo, um litro de leite longa vida com custo de R$ 1,53, um terço ou seja R$ 0,51 é imposto é vai para os cfres da União, Estados e MunicÃpios. No caso de um tanque de gasolina, 57,13% vão para os cofres dos governos federal, estadual e municipal. Essas são apenas duas situações, mas o brasileiro paga tanto imposto, que 102 dias de trabalho por ano são para pagar impostos.
O Feirão do Imposto nasceu em Joinville, no ano de 2003, uma iniciativa da ACIJ Jovem (Associação Comercial e Industrial de Joinville. Além disso, o Movimento quer mostrar como é a cobrança dos Tributos no Brasil, em que a aliquota incide sobre o próprio valro do imposto. Então, quando consta que o ICMS é 25%, nesse cálculo exdruxulo, ba verdade o percentual é de 33%, ou seja o contribuinte paga 25% sobre a alÃquota de 25%. Nos Estados Unidos, o que se paga de impostos é cobrado na boca do caixa e em separado do valor da mercadoria.
Mas o trabalho de esclarecimento e de orientação não ficará restrito a esses espaços públicos, qualquer pessoa, entidade, estabelecimento comercial poderá montar o seu estande, em lojas, com grupos de amigos, no seu espaço de atuação, mostrando quando paga de impostos e o que isso representa para si e para a sociedade. No site www.feiraodoimposto.com.br é possivel acessar a uma espécie de kit com peças públicitárias, dicas sobre montagem do lugar, etiquetas para colar no produto, entre outras infromações.
Entidades envolvidas com o Movimento SC Pró Brasil – Contra a Cobrança Abusiva de Impostos.
Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Carga de Santa Catarina)
Cofem (Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina);
Faesc (Federação da Agricultura do estado de Santa Catarina);Facisc (Federação das Associações Empresariais de SC;
Fampesc (Federação das Micros e Pequenas Empresas de Santa Catarina);
FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC);
Fecomércio (Federação do Comércio de SC);
Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina);
IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário)
Cejesc (Conselho Estadual de Jovens Empreendores de Santa Catarina);
Conaje (Confederação Nacional de Jovem Empreendedor;
Sapesc (Sindicato das Agências de Propaganda);
Adjori (Associação dos Jornais do Interior);
ADI (Associação dos Diários do Interior);
Acvaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e de Televisão);
Acats (Associação Catarinense de Supermercados.
Fonte: Imprensa Fetrancesc
Compartilhe este post