Fetrancesc será sede de seminário sobre Programa Nacional de Trânsito

  1. Início
  2. Notícias
  3. Fetrancesc será sede de seminário sobre Programa Nacional de Trânsito

Fetrancesc será sede de seminário sobre Programa Nacional de Trânsito

Florianópolis, 22.11.04 ? A Capital catarinense será sede amanhã, 23 de novembro, da etapa de Santa Catarina do debate nacional sobre como atingir as metas previstas na (PNT) Programa Nacional de Trânsito, que é lei desde o último mês de setembro. O encontro será pela manhã, a partir das 9 horas, no auditório da Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Cargas de Santa Catarina).
O encontro que já ocorreu em outros estados é o momento de formular o Programa Nacional de Trânsito. Definir quais são as medidas práticas para atingir as metas da PNT. Alcançar, por exemplo, a informatização de 100% das ocorrências de trânsito até dezembro de 2006. Estabelecer uma norma legal para repressão ao consumo de bebidas alcoólicas por condutores de veículos até junho de 2005.
É por meio do Programa Nacional de Trânsito que se vai apontar quais serão as medidas adotadas para reduzir os índices de mortalidade do Brasil: 18 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. Nos paises africanos a média é de 26 por 100 mil pessoas e na Suécia, 4. A redução do número de acidentes, mortes e feridos é o principal objetivo da Política Nacional de Trânsito.
Participam desse debate a representante do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Maria Helena Machado, autoridades, a população local e os profissionais de trânsito.
Os encontros estão sendo promovidos pelos Conselhos Estaduais de Trânsito (Cetrans), com o apoio logístico dos Detrans, DERs e companhias municipais. De acordo como o que prevê o Código de Trânsito, cabe aos Cetrans acompanhar as ações voltadas para implantar a Política Nacional de Trânsito em seus estados. A coordenação da PNT no País é atribuição partilhada entre o Contran e o Denatran.
O texto da Política Nacional de Trânsito (PNT) está disponível na página do Denatran www.denatran.gov.br, para que todos os participantes dos futuros seminários possam imprimir uma cópia. Ele é resultado de seis meses de consulta pública para recolher sugestões. Agora, as discussões se concentram em como fazer para atingir os objetivos e metas da PNT.

Compartilhe este post