Florianópolis, 13.6.05 ? O governador Luiz Henrique da Silveira, que retornou de uma viagem ao Canadá e Estados Unidos, prestigia, hoje à noite, a partir das 18 horas, no Cambirela Hotel, a posse da diretoria da Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Cargas de Santa Catarina). Assume o cargo de presidente, o atual diretor-executivo da entidade, Pedro José de Oliveira Lopes – gestão 2005/2008. Ele substitui o empresário Augusto Dalçóquio Neto, que deixa a presidência da Federação após o exercÃcio de dois mandatos e inúmeras conquistas para o setor de transporte. Assumem ainda na segunda-feira, o primeiro vice-presidente da Fetrancesc, Clodomir Ribeiro Alves, de Videira e o segundo vice-presidente, Alex Breier, de Joinville.
Pedro Lopes adianta que entre suas metas está a implantação da Transpocred (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos
Empresários do Transporte do Estado de Santa Catarina) que está em fase final de análise no Banco Central, viabilizar a SC-Transportes, uma espécie de PPP (Parceria Público-privada) que atuará no setor de infra-estrutura de transporte, especialmente rodovias.
A descentralização da Fetrancesc através das vice-presidências regionais em Videira, Chapecó, Lages, Criciúma, Joinville para integrar ainda mais as entidades sindicais e realizar ações mais próximas ao transportador, é também proposta para a gestão de Lopes. Ele pretende criar um programa de Educação no Trânsito voltado ao transportador, ao trabalhador e de esclarecimento à sociedade. E que faça parte do currÃculo escolar do Ensino Médio e Fundamental.
Para o presidente eleito, a Gestão de Augusto Dalçóquio Neto deu visibilidade à Fetrancesc através da participação em ações desenvolvidas e voltadas para o setor de transportes. Alguns destaques são a criação e participação do Fórum Estadual do Transporte; passou a integrar o Cofem (Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina); participa do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), da Jari da PolÃcia Rodoviária Federal e do CEC (Conselho Estadual de Contribuinte). Integra a diretoria da ABTC ( Associação Brasileira do Transportador de Cargas); ocupa a presidência do Conselho Estadual de Emprego e Renda, realiza a Medalha do Mérito do Transporte; implantou o projeto Plataforma de Seguros, integra a Câmara Temática VeÃcular do Denatran.
O presidente Dalçóquio Neto e a sua diretoria viabilizou o projeto da Transpocred (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários do Transporte do Estado de Santa Catarina) e o 2º Congresso de Transportadores de Cargas. Realizou um trabalho de combate ao roubo de cargas e melhoria de infra-estrutura. Houve ainda, um esforço que resultou em aumento nos atendimentos e na capacitação de pessoal pelo Sest Senat e programas para diminuir o custo no transporte. Construção do CAIS de Videira (Centro de Atenção e Inspeção do Transporte).
A Fetrancesc também realiza a descentralização do seu trabalho e de suas ações, através das reuniões regionais, com as diretorias dos sindicatos e com os transportadores. Implantou o Programa EconomiZAR, que faz a inspeção do veÃculo e aponta ajustes para reduzir a poluição e a economia de combustÃvel. A entidade participa da Frente Nacional do Transporte de Cargas, constituÃda no ano passado, como canal permanente de diálogo com o Governo Federal e o Congresso Nacional para as questões do setor. E foi responsável pela elaboração, durante dois anos, do plano da SC-Transporte, uma espécie de PPP (Parceria, Publico-Privada), e que tem a finalidade de atuar na infra-estrutura de Santa Catarina, especialmente na melhoria das estradas.
Diretoria Fetrancesc
Serão empossados na diretoria da Fetrancesc 2005/2008 , o presidente do Sindiplan ? Rio Negrinho, Marcos Rogério Pereira, como primeiro diretor-secretário e o presidente do Setcesc – Blumenau, Osmar Ricardo Labes como segundo diretor-secretário. O presidente do SeveÃculos – ItajaÃ, Rogério Benvenutti é o primeiro diretor-financeiro e o empresário de Florianópolis, Marcio Hess o segundo diretor-financeiro. Na suplência de diretoria, estão o presidente do Setplan ? Lages, Osvaldo Piloni, o empresário de Chapecó, Edir Félix De Marco, o presidente do Setransc ? Criciúma, Algemiro Manique Barreto Filho e a empresária de Itajaà Maria Regina Dalçóquio.
Formam o Conselho Fiscal, os presidentes do Setcom ? de Concórdia, TarcÃsio Vizzotto, do Sindivale – Canoinhas, Gerson Francisco Galotti e do Setccar – Catanduvas, Valmir Luiz Schmidke. O presidente do Setram – Tubarão, Riberto Lima, empresário de transporte de Videira, Ivanir Paulo Carlesso e a empresária de Lages, Elisabeth Binotto Bazzo formam a suplência do Conselho Fiscal. Lopes e Ribeiro são os delegados representantes junto à CNT e os suplentes serão Breier e Osvaldo Piloni.
Resumo do CurrÃculo do Presidente Eleito da Fetrancesc Pedro Lopes Pedro José de Oliveira Lopes, 64 anos, nasceu de Cachoeira do Sul (RS). Tem curso superior incompleto em Direito.Aos 18 anos, começou a atuar como radialista esportivo e presidente da União Cachoeirense de Estudantes. Veio morar em Joinville em 1962 e passa a trabalhar em organizações esportivas e, mais tarde elegeu-se presidente da Federação Catarinense de Futebol. Narrou a Copa do Mundo da Espanha, em 1982, e em 1986, ocupou o cargo de diretor da CBF, quando a Copa foi no México. Paralelamente ao trabalho na imprensa, onde foi também, comentarista de TV, atuou como fiscal de tributos estaduais. É sócio-proprietário da Mudanças Mônica, de São José (SC).
Em 1999, a convite do empresário Augusto Dalçóquio Neto, da Transportes Dalçóquio S/A, na época eleito presidente da Federação, assumiu o cargo de diretor-executivo da Fetrancesc com a finalidade de acompanhar as ações do transporte nas empresas, nas entidades sindicais filiadas e nos espaços polÃticos, econômicos e sociais do estado e do PaÃs. Fonte: Imprensa Fetrancesc