BrasÃlia, 3.1.05 ? A Toledo do Brasil desenvolveu um sistema automatizado para determinação do volume e do peso de mercadorias, que otimiza o uso da frota e da área de armazenagem. Destinado para empresas de diversos segmentos, principalmente transportadoras e centros de distribuição de produtos, o novo sistema é composto por um quadro de dimensionamento e por uma balança para pesagem em movimento, ambos de fácil integração com transportadores eventualmente já existentes na empresa.
A Ramos Transportes, uma das primeiras empresas a implantar esta ferramenta, já detectou maior agilidade nos processos. “Ganhamos muito em pontualidade no atendimento ao cliente e na apuração precisa das informações face a simples automação de processos que antes eram manuais. Conseguimos diminuir em cerca de 50% o tempo de espera nos pedidos”, avalia Marcos Roberto Silva, coordenador de Planejamento e LogÃstica da Ramos Transporte.
“O funcionamento em conjunto dos equipamentos permite também a confrontação do peso bruto e do peso cubado dos volumes, o que possibilita a cobrança do preço justo pelo serviço prestado, garantindo maiores ganhos à s empresas”, explica Samir Macruz, Supervisor de Engenharia de Soluções da Toledo.
O quadro de dimensionamento utilizado neste sistema é fabricado pela Cargoscan As, empresa norueguesa do grupo Mettler Toledo. Denominado Toledo CS5000, o equipamento é de fácil instalação e efetua de forma automática o dimensionamento e a cubagem de qualquer objeto, independente de sua orientação ou posição (o comprimento máximo do objeto é de 3 metros). Sua capacidade de medição é de 600 a 15 mil volumes/hora.
Para a pesagem dos produtos em movimento, a Toledo dispõe de algumas opções de balanças que são selecionadas de acordo com as necessidades da aplicação. As mais utilizadas são: Expressweigh e Expresscheck.
A capacidade de pesagem e verificação destas balanças é de até 160 itens por minuto. São equipamentos robustos e de fácil manutenção.
O CS5000 e a balança para pesagem em movimento são instalados na linha de transporte de volumes da empresa. Os dados de volume e peso são transmitidos automaticamente ao microcomputador, o que permite a confrontação imediata das informações de embarque e viabiliza o melhor gerenciamento das cargas a serem transportadas. distribuição deste sistema é feita em todo paÃs através das 18 filiais da Toledo.
Fonte: Editoria do Guia do Trc
Compartilhe este post