Médio Vale quer uma solução rápida para a BR-470

  1. Início
  2. Notícias
  3. Médio Vale quer uma solução rápida para a BR-470

Médio Vale quer uma solução rápida para a BR-470

Blumenau, 15.10.04 – Terminado o período eleitoral, a região do Médio Vale do Itajaí voltou a pressionar por uma rápida solução para a BR-470. “Silenciamos durante as eleições para evitar que o tema 470 se tornasse palanque para candidatos”, disse o superintendente da região metropolitana, Olinto da Silveira, que esteve ontem à tarde na Câmara de Vereadores de Blumenau informando sobre o andamento do processo de duplicação. Segundo ele, dentro de 30 a 40 dias a comunidade do Médio Vale tomará conhecimento detalhado sobre as propostas que foram aprovadas pela comissão indicada pelo Ministério dos Transportes, constituída pelas entidades Fecesc, Fetrancesc, Deinfra, Senj e DNIT.
Silveira reforçou a decisão da comissão que, ao invés de uma parceria público-rivada (PPP), optou por uma empresa de capital misto denominada SC Transportes, que realizaria as obras com direito à cobrança de pedágio controlado pelo Estado. “A região metropolitana está intermediando o trabalho dessa comissão com o Vale do Itajaí e motivando a comunidade para pressionar uma aceleração do processo porque nossa região não pode continuar perdendo divisas por causa do emperramento desse processo. Muitas empresas estão deixando de investir em nossa região por causa do péssimo estado da rodovia”, disse Silveira.
Conforme o superintendente, a região está propondo que o primeiro trecho a ser duplicado seja o entre Blumenau e Indaial, que já tem projeto de engenharia. “Enquanto forem realizadas as obras nesse trecho, a SC Transportes faria a contratação do projeto entre os trechos Rio do Sul/Indaial e Blumenau/Navegantes”, explicou.
Para o prefeito de Indaial, Olímpio Tomio (PT), não importa se a solução da BR-470 seja feita através de uma PPP ou uma empresa de capital misto. “O importante é uma solução urgente porque esse gargalo entre Indaial e Blumenau está a cada dia mais insustentável”, disse. O prefeito informou, ontem, que vem mantendo sucessivos contatos com o diretor do DNIT/SC, João José dos Santos, a quem tem pedido para que seja incluído o orçamento da União recursos para a 470.

Compartilhe este post