Concórdia, 6.10.05 – O melhor motorista de caminhão do Brasil é da região Oeste de Santa Catarina. No escritório de sua empresa, em Concórdia, Marcos Antonio Simioni, 35 anos, ainda saboreia a emoção de ter superado 1.080 concorrentes, que participaram de 12 provas promovidas pela Scania, em 12 estados. O troféu e a medalha conquistados decoram a sala do escritório. A grande final aconteceu na semana passada, em São Paulo.
Na primeira eliminatória, quando sobraram seis competidores, Simioni ficou com a última vaga. Ele foi atrapalhado por uma máquina pesada no percurso de 43 quilômetros, prejudicando o desempenho no consumo de combustÃvel e uso de marchas. Mas nas provas decisivas, na parte teórica, inspeção do veÃculo e habilidade nas manobras, acabou superando os concorrentes.
Apesar de, atualmente, dedicar-se mais a sua empresa de transportes do que ao volante, o representante de Santa Catarina lembrou do tempo em que entregava chocolates no centro do Rio de Janeiro, passando por ruas apertadas com um caminhão truck, nos anos 90. Devido à inexperiência, levou muitos xingões.
– Apanhei bastante até aprender.
O caminhão, comprado em sociedade com um primo, era tão ruim que Simioni acabou ficando bom em mecânica. Igual a um médico com o estetoscópio, o empresário-motorista já identifica problemas ao subir no veÃculo.
Um dos fatores decisivos para a conquista foi a proximidade com o principal centro de educação em transporte da América Latina, a Faculdade de Tecnologia no Transporte Pedro Rogério Garcia, mantida pela Fundação Adolpho Bósio para Ensino no Transporte (Fabet). Simioni fez curso técnico de Gestão em Transportes, Direção Econômica e Movimentação e Operação de Cargas Perigosas. Atualmente, está no curso superior de Gestão Empreendedora de Empresas.
Simioni disse que os motoristas profissionais precisam preparar-se para enfrentar as estradas, pois o veÃculo pode se tornar uma arma.
– Os motoristas devem ser responsáveis e buscar informações para fazer melhor uso do equipamento. Além de representar bem a empresa, economizar combustÃvel e peças, um profissional bem informado pode evitar acidentes e salvar vidas.
Mais do que os ingressos para a Copa da Alemanha, a vitória de Simioni foi um reconhecimento à qualidade das empresas e profissionais do transporte do Oeste Catarinense. Fonte: Diário Catarinense
Compartilhe este post