Belo Horizonte, 15.6.05 – O presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, participa amanhã e sexta-feira, 16 e 17 de junho, do 10º Encontro Mineiro do Transporte Rodoviário de Carga (TRC), no Acttual Hotel e Eventos, em Belo Horizonte (MG). Entre os temas em debate estão a Segurança nas estradas ? ?Como enfrentar o roubo de cargas? – e o ?Peso dos tributos para os prestadores de serviços?.
O Painel sobre a Segurança nas estradas será exposto pelo delegado geral da PolÃcia Federal, Paulo Lacerda e pelo secretário executivo da Secretaria de Estado de Defesa, Rogério Felipeto. Terá como debatedores o delegado de Repressão ao Furto, Roubo e Desvio de Cargas de VeÃculos, Márcio Lobato e o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), Jésu Ignácio de Araújo.
O encontro reunirá lideranças nacionais e regionais, empresários e fornecedores e é promovido pela Fetcemg há dez anos.
Dados sobre o setor
Atualmente, são mais de 1.200.000 a frota de veÃculos de carga do PaÃs, de acordo registros da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). As empresas de transporte registradas são 93.781, os autônomos 528.791 e 444 cooperativas.
Em Minas, são cerca de oito mil transportadores com uma frota de 96 mil veÃculos.
O roubo em Minas
O roubo de carga na região do Triângulo Mineiro aumentou em 660% nos últimos cinco anos e os prejuÃzos em 245%, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Triângulo Mineiro (Settrim), entre dezembro de 2003 e fevereiro de 2004. Em Minas, essa é a região de maior incidência desse tipo de crime.
Da totalidade das cargas roubadas apenas 18,5% são recuperadas. Das empresas pesquisadas, 37% já tiveram veÃculos roubados, sendo que o Ãndice de recuperação é de 58,55%.
Há cerca de quatro anos, funciona em Uberlândia a Delegacia Especializada de Roubo de Carga. No entanto, somente no último ano o Estado tem feito alguns investimentos na área, depois de várias reivindicações do setor. Com isso, a expectativa dos transportadores é que esse crime seja investigado e diminua na região.
Segundo levantamento da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Congresso Nacional, que investigou o roubo de cargas, mais de 200 empresas de transporte faliram, entre 2001 e 2003, devido aos prejuÃzos causados pelo crime. Estimativas das áreas de segurança dos transportadores rodoviários apontam a ocorrência de cerca de 11 mil assaltos a caminhões em 2003 que provocaram a morte de 18 motoristas e ajudantes e prejuÃzos superiores a R$ 800 milhões.
Precariedade das estradas – aumento do custo de transporte
Um estudo feito junto à s empresas associadas ao Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Minas Gerais mostra que o custo do transporte de mercadorias em estradas em condições precárias aumenta em até 30% seu valor. Foi considerado o aumento do tempo de viagem, do desgaste de peças e pneus, do consumo de combustÃvel, dentre outros e a queda da produtividade.
A última Pesquisa Rodoviária da CNT/2004, divulgada em outubro, mostrou que 56,1% da extensão das rodovias brasileiras encontram-se com pavimento em estado deficiente, ruim ou péssimo e 65,4% apresentam sinalização em estado inadequado.
De acordo com avaliações feitas por entidades nacionais representativas do setor de transporte rodoviário de carga, o Brasil carece de investimentos anuais de R$ 15 bilhões a R$ 20 bilhões para recuperar sua malha rodoviária. Fonte: Imprensa Fetrancesc/Imprensa Setcemg.