Florianópolis, 25.2.05 ? Alguns embarcadores, especialmente aqueles que usam veÃculos graneleiros, não pagam corretamente as diárias quando há atraso para carregar ou descarregar a carga. Essa reclamação foi apresentada, novamente, na reunião do Conselho de Representantes da Fetrancesc, ocorrida no último dia 18 de fevereiro, em Florianópolis, pelo vice-presidente do Setransc, Osório AprÃgio de Farias, com pedido de providências. Há casos em que a empresa paga a diária, mas desconta no frete e não justifica essa retirada. Para quem se recusa a devolver o valor ou reclamar, perde o cliente.
Isso já ocorre há algum tempo e em outra oportunidade, a Fetrancesc encaminhou ofÃcio solicitando o fim dessa prática. Mas o problema persiste. Por isso, o Conselho aprovou que os assessores jurÃdicos da Fetrancesc, Mônica Schipmann e do Setcesc, Luiz Ernesto Raymundi, para que agendem um encontro com o responsável pelo setor dessas empresas e resolver o problema.
O presidente do Setransc, Algemiro Manique Barreto Filho, pediu empenho dos conselheiros e da direção da Federação para resolver o problema do excesso de peso. Ele disse que é necessário que as PolÃcias coloquem mais balanças de pesagem. Barreto Filho informou que o DNIT iniciou a recuperação da balança na BR-101, em Araranguá. O diretor-executivo da Fetrancesc, Pedro Lopes, afirmou que é preciso alertar o embarcador, que insiste em colocar no veÃculo, carga além do permitido. Ele reafirmou a necessidade de aplicar a multa ao embarcador e não ao transportador para coibir esses abusos.
Roubos e Corrupção ? O conselheiro e presidente do Sintravir, Clodomir Ribeiro, demonstrou a sua preocupação com casos de corrupção por parte de alguns policiais na região do Paraná e na cidade do Rio de Janeiro. Segundo ele, os motoristas são multados ou têm os pneus e peças do caminhão roubadas, porque se recusam a pagar propina a esses funcionários do estado. O diretor-executivo da Fetrancesc, Pedro Lopes, garantiu que a Federação vai verificar essa situação e encaminhar pedido de providências às autoridades dos dois Estados.
No encontro, os conselheiros se manifestaram contra a Medida Provisória 232, que eleva a carga tributária e exige a retenção antecipada de Imposto de Renda do setor de transporte.
Pedro Lopes alertou ainda os Conselheiros para o problemas da ponte sobre o Rio Cubatão, na BR-101. Ele informou que já houve uma reunião com os responsáveis pelo DNIT e PolÃcia Rodoviária Federal, já que a estrutura daquela passagem pode não suportar excesso de peso. A ponte estava interditada para caminhões acima de 45 toneladas até há duas semanas, porque apresentou uma fissura em um de seus vãos. Mas ainda há problemas e a preocupação do setor de transporte é evitar o excesso de peso para não trazer conseqüências mais graves.
Durante a reunião, houve a apresentação de um projeto de parceria para seguros com taxas mais atrativas que no mercado entre a Fetrancesc e o Bradesco. Também participou do evento, o novo superintendente do Banco do Brasil em Santa Catarina, José Carlos reis da Silva . Ele ouviu reclamações dos Conselheiros quanto à burocracia e demora para liberar os recursos do Cooperfat, uma linha de crédito que foi oferecida ao transportador em parceria com a Federação e os sindicatos. Silva prometeu verificar onde estão as dificuldades para aprovar as propostas de financiamento e comunicar aos conselheiros. Fonte: Imprensa Fetrancesc.
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