Risco ao volante – campanha vai alertar motoristas sobre o risco de dirigir cansado

  1. Início
  2. Notícias
  3. Risco ao volante – campanha vai alertar motoristas sobre o risco de dirigir cansado

Risco ao volante – campanha vai alertar motoristas sobre o risco de dirigir cansado

Rio de Janeiro, 21.12.05 – Uma campanha que será lançada no mês que vem promete combater um dos maiores inimigos dos motoristas: o cansaço ao volante. Um problema que provoca um grande número de acidentes nas estradas e que costuma se agravar nos meses de férias e nas festas de fim de ano.
Pelo menos por duas vezes um motorista, que prefere não ser identificado, pegou a estrada depois de um dia de muito trabalho e de algumas noites mal dormidas. A viagem terminou em acidente. “Eu percebi que estava cansado e prossegui, pensando que poderia alcançar o final do túnel. Mas veio uma sonolência e eu apaguei. Bati de encontro à murada”, conta ele.
São casos como esse que constam de uma pesquisa do Ministério dos Transportes que aponta o cansaço como responsável por 20% dos acidentes que acontecem nas estradas brasileiras.
É difícil diagnosticar se o acidente foi causado pelo cansaço, mas um dos sinais é a ausência de reação do motorista, que não deixa marca de freio no asfalto ? principalmente nas batidas na traseira do carro da frente ou quando invade a pista contrária. Isso quase sempre significa que o motorista dormiu ao volante ou teve os reflexos prejudicados por estar cansado demais.
Uma campanha nacional que será lançada em janeiro vai alertar os motoristas para os riscos de dirigir com sono e apontar alguns sintomas, como: bocejos freqüentes, dificuldade para manter os olhos abertos, aproximação involuntária do veículo da frente e sensação de cabeça pesada.
O Programa de Redução dos Acidentes no Trânsito (Pare) também vai recomendar que os motoristas só viagem em condições ideais, ou seja: descansar bem antes de viajar, evitar dirigir mais de oito horas por dia, evitar dirigir durante a noite e descansar 15 minutos a cada duas horas de viagem. Especialistas também recomendam que o motorista evite viajar sozinho e que, se possível, haja um revezamento com outra pessoa na condução do veículo.
“Vamos começamos o trabalho de abordagem nas rodovias em janeiro, com a distribuição de folhetos informativos e a fixação de cartazes em pontos de parada. Esperamos que no próximo verão tenhamos um controle mais eficaz sobre essa questão dos acidentes provocados pelo cansaço”, anuncia o coordenador da campanha, Fernando Pedrosa.
Fonte: RJ TV

Compartilhe este post