Secretaria Estadual da Fazenda adota nota eletrônica para ICMS de combustível

  1. Início
  2. Notícias
  3. Secretaria Estadual da Fazenda adota nota eletrônica para ICMS de combustível

Secretaria Estadual da Fazenda adota nota eletrônica para ICMS de combustível

Florianópolis, 4.8.05 – Numa iniciativa pioneira no país, a Secretaria de Estado da Fazenda vai adotar nota fiscal eletrônica para o setor de combustíveis. O objetivo, segundo o diretor de Administração Tributária, Renato Hennig, é reduzir a sonegação de Imposto sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) no segmento, que é estimada em cerca de 3% a 4%. O sistema entrará em vigor num prazo de 30 a 60 dias e outros estados deverão seguir o modelo de Santa Catarina.
Ontem, a Secretaria da Fazenda reuniu, em Florianópolis, empresários do setor de postos e de distribuidoras de combustíveis para explicar o novo sistema.
Conforme Hennig, a nota eletrônica será emitida pela distribuidora para os postos e, simultaneamente, a fiscalização da Fazenda receberá a mesma informação. O posto que recebe o combustível terá que entrar no site da Fazenda para informar que recebeu a mercadoria. Se ele não informar, fiscais vão investigar o que ocorreu.
O novo sistema elimina as notas de papel. De acordo com o diretor, o maior problema ocorre com o álcool, vindo de outros estados. Nesse caso, o valor do ICMS deve ser pago quando a venda é realizada a SC.
Atualmente, o ICMS do segmento de combustíveis responde por 24% do total da arrecadação do imposto no Estado. SC conta com cerca de 1,2 mil postos de combustíveis. Fonte: Estela Benetti/Diário Catarinense

Compartilhe este post