ItajaÃ, 22.2.05 – O Sest Senat de Itajá ocupa, até o momento, o segundo lugar entre as unidades da entidade em todo o Brasil no número de veÃculos inscritos no RNTRC (Registro Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas) e está no quarto lugar geral no paÃs no número de empresas cadastradas. Já se cadastraram pelo posto itajaiense, 5.328 transportadores e 14.100 caminhões.
O Sest Senat de Florianópolis cadastrou 2.321 empresas e 6.925 caminhões, o de Concórdia 374 empresas e 1.192 veÃculos o de Lages foram registradas 920 organizações empresariais e 2.397 veÃculos e Criciúma, 1.116 transportadoras e 1.886 veÃculos. Os dados são do balanço divulado pela direção nacional do Sest Senat
O RNTRC é obrigatório e gratuito, uma exigência da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) e deve ser feito até o dia 28 de fevereiro.
De acordo com o gerente do Sest Senat de ItajaÃ, Gelter Ferreira, a reclamação dos empresários e dos autônomos é da pouca divulgação da exigência desse cadastro. Assim, muitos deixaram para a última hora, o que provocou o acúmulo no número de registros a ser feitos.
Por isso, o posto de ItajaÃ, usou o seu sistema de rádio PX, divulgou na televisão, e distribui cartazes na cidade, no porto e nos postos de carregamento de containers para informar os transportadores. E o resultado está no número de registros realizados até agora. Ferreira diz que a unidade está atendendo empresas e autônomos do Vale do Itajaà , do Norte do Estado e de várias regiões do paÃs.
Como muitas pessoas deixaram para última hora, o atendimento está prejudicado, diz o gerente. A equipe de sete pessoas da unidade está trabalhando mais de 14 horas diárias para dar conta de todos os pedidos.
Hoje, pro exemplo, o expediente começou à s 8 horas da manhã, foram distribuÃdas 110 senhas, que serão atendidas até 8 horas da noite. Depois desse horário, são realizados os cadastros das empresas que deixaram a documentação lá ainda em janeiro. Existem ainda cerca de 500 cadastros para serem concluÃdos, na maioria de autônomos e empresa individual e de pequeno porte. Para atender a clientela da unidade foram realizados dois plantões de fim de semana.
Mas agora, segundo Gelter Ferreira, o sistema está ficando sobrecarregado e deve ser mais complicado, pois o prazo está se esgotando e a ANTT promete começar a fiscalização na próxima terça-feira, 1º de março.
Diariamento mais de 100 autônomos e cerca de 20 empresas, contudo conforme orientação da Direção Executiva do Sest Senat, “não aceitamos mais despachantes, escritórios de contabilidade nem pelo correio, nosso foco é atender o motorista que esta na estrada e tem dificuldade de parar o caminhão e tem pouco acesso a infomação, estes condutores em geral ja se informam sobre cursos, médico e tiram muitas
dúvidas de legislação”, destaca o gerente de ItajaÃ. Tem sido um trabalho bem gratificante apesar das dificuldades para a unidade cadastrar, principalmente o custo com o material.
Ferreira destaca que esse volume de cadastro feito e atuação em três turnos foram viabilizados graças ao apoio e a parceria da Transportes Dalçóquio, da Cowboy do Asfalto e R´Signes. Informações sobre o RNTRC neste site, no link juridico, Resolução 437 ou no site www.antt.gov.br. Fonte: Imprensa Fetrancesc
Compartilhe este post