Florianópolis, 13.12.04 – A direção do Sest Senat em BrasÃlia orienta à s transportadoras e aos autônomos que façam o RNTRC (Regitro Nacional do Transportador Rodoviário de Cargas) da ANTT, diretamente nas unidades do Sest Senat ou nos sindicatos credenciados, sem gastar com intermediários. A medida se faz necessária, já que nos postos de credenciamento o atendimento é totalmente gratuito. Enquanto que despachamente cobram até R$ 400,00 para levar a documentação aos locais do registro. De acordo com a diretora do Sest Senat, Ilmara Chaves, “não podemos admitir que o nosso público tenha qualquer custo com este cadastramento, como pagamento a despachantes, por exemplo”.
A orientação para inibir esta prática de cobrança por parte
de despachantes, cooperativas ou outros, “é que não aceitem cadastramento por procuração. Aceitem apenas a documentação apresentada pelo proprietário do caminhão, no caso do motorista autônomo, ou de um funcionário da empresa. Para comodidade da empresa, o funcionário pode deixar a documentação, já que se tratam de muitos veÃculos, e podem buscá-la quando o cadastramento tiver sido feito” ressalta a diretora.
Para ela, não se pode aceitar que o transportador pague a terceiros para um serviço que está sendo está sendo disponibilizado gratuitamente.
SEST/SENAT – Qualidade de Vida e Responsabilidade Social
Compartilhe este post