Joinville, 8.11.05 ? Dentro da proposta de apoiar o desenvolvimento das empresas de transportes e facilitar a contratação de mão-de-obra especializada, o Setracajo ( Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Joinville) criou o Banco de Talentos. Como vai funcionar? O trabalhador deve procurar o Sindicato, preencher um formulário com seus dados pessoais, cursos, experiências e interesse.. No caso do transportador que tem a vaga, precisa contatar com a entidade sindical e informar a vaga que dispõe e o perfil que quer. Todas essas informações são armazenadas no computador. Nisso entra o diferencial do serviço, um programa de software, desenvolvido pela empresa SOFtran vai fazer as buscas nessa base de dados e localizar os profissionais que atendam ao pedido do contratante.
Na etapa seguinte, avisa à empresa é avisada que vai receber tantos trabalhadores para a seleção e aos profissionais para que compareçam à contratante para a disputa da vaga. De acordo com o secretário-executivo do Sindicato, Luiz Carlos Lopes, o serviço já existia e usava como referência os currÃculos dos profissionais formados nos cursos oferecidos pela entidade ou que aguardavam uma recolocação no mercado. Lopes destaca que pela urgência e necessidade de profissionais com caracterÃsticas especÃficas exigidas pelos empregadores, foi necessário aprimorar essa identificação. Por isso a SOTtran em parceria com o Setracajo desenvolveu o produto.
Numa próxima etapa, afirma Lopes, é fazer um trabalho conjunto com o sindicato laboral para que os profissionais que deixam seus empregos sejam cadastrados no Banco de Talentos. Outra ação que deve acontecer no futuro é o Setracajo realizar todo o processo de seleção, desde o cadastramento, passando pela seleção, capacitação, exames psicológicos e médicos.
O Banco de Talentos também é resultado de um outro trabalho intenso e especial que o Setracajo realiza, que é o treinamento, reciclagem e a formação de mão-de-obra para o transporte. Co isso, o Sindicato e as empresas garantem aperfeiçoamento de pessoal e maior eficiência e qualidade nos serviços prestados. De acordo com a coordenadora do programa de cursos, ArÃete Anjo,é cada vez mais comum a procura pelos cursos por parte dos profissionais, já que assim quer o mercado e as empresas priorizam quem tem cursos de capacitação. ?logo após passar pelo treinamento, muitos são contratados?, diz ela. Neste ano, até setembro, concluÃram cursos do Sindicato 1.038 motoristas> são oferecidos entre outros o de direção defensiva, Movimentação de produtos Perigosos e operador de empilhadeira. Fonte: Imprensa Fetrancesc/Infotrans
Compartilhe este post