Criciúma, 15.4.04 – A direção do Setransc (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Sul de Santa Catarina) recebeu na parte da manhã, de hoje, 15 de abril, a visita do agente multiplicador do CAPIT 26 (Centro Assistencial e Profissional Integrado dos Trabalhadores do Transporte) do Sest Senat de Florianópolis, Rafael Zanellato Júnior e o arquiteto Tony Malheiros de BrasÃlia-DF, que vieram conhecer o terreno e fazer a apresentação do Projeto do Sest Senat Criciúma.
À noite, nas dependências da Churrascaria Kilombo, os diretores do Setransc reuniram autoridades, associados, imprensa e convidados especiais para a apresentação do Projeto Sest Senat Criciúma, que será instalado no Porto Seco / Cidade dos Transportes. O evento teve a presença do presidente da Fetrancesc do Conselho Regional do Sest/Senat para Santa Catarina, Augusto Dalçóquio Neto, do secretário adjunto de Estado da Infra-estrutura, Jorge Foles, representando o governador Luiz Henrique da Silveira e o secretário da Infra-estrutura Edinho Bez.
Prestigiaram a solenidade ainda os prefeitos de Criciúma, Décio Góes e Içara Júlio Cechinel, o presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Clóvis Marcelino, o reitor da Unesc ( Universidade do Extremo Sul Catarinense), Antonio Milioli Filho, Luiz Dal-Tóe representando secretário Regional da AMREC (Associação dos MunicÃpios da Região CarbonÃfera), Acélio Casagrande, o presidente da Fectroesc (Federação dos Condutores de VeÃculos e Trabalhadores de Transportes Rodoviários de Cargas e Passageiros do Estado de Santa Catarina), João José Borba, o gerente do Sest Senat de Cricúma, José Afonso da Silva Daréla, o presidente da Codepla ( Companhia de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Criciúma) Morvan Borges, Edilando de Morais, representante da ACIC ( Associação Empresarial de Criciúma), os presidentes dos Sindicatos Laborais, Vilson Moraes e Valdeci Schinneider, e Natália Gonçalves da Criciúma Trans- Empresa Pública de Trânsito e Transporte de Criciúma S/A.
Zanellato Júnior fez uma rápida exposição sobre a CNT ? Confederação Nacional dos Transportes e o SEST/SENAT ? Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem em Transporte. Ele disse que o Setransc havia postulado junto ao Conselho Nacional do SEST/SENAT a instalação de um Capit em Criciúma, uma vez que é um pólo regional e concentra centenas de empresas de transportes e milhares de trabalhadores.
Afirmou também que atualmente existem 100 Capit/Pates em funcionamento ou em fase de instalação no paÃs e a decisão em favor da de Criciúma e da região Sul foi uma grande vitória para a diretoria do Setransc e para todo o setor. Ele mostrou a estrutura existente do Capit 26 de Florianópolis, para dar uma mostra de como ficará a unidade criciumense.
O Sest Senat Criciúma será instalado em uma área de 33.000 m2 com 8 mil metros quadrados de área construÃda e um custo estimado em R$ 6 milhões para obras e equipamentos, os recursos são do Sest Senat nacional. A novo centro terá em torno de 60 funcionários, com sua capacidade de atendimento para até 10.000 usuários/mês, e sua inauguração está prevista para no máximo dois anos.
As instalações e serviços do Sest Senat se destinam aos trabalhadores do transporte – caminhoneiros autônomos, motoristas, cobradores, fiscais, ajudantes, auxiliar de escritório, mecânicos, taxistas, perueiros, entre outros – seus dependentes e a comunidade em geral através de convênios.
Sua estrutura divide-se em dois módulos: Módulo de Promoção Social e Módulo de Desenvolvimento Profissional, podendo ser alterado de acordo com as necessidades regionais.
MÓDULO DE PROMOÇÃO SOCIAL: Unidade Operativa Responsável pelo Desenvolvimento das Ações de saúde, esporte e lazer nas seguintes especificações.
ÃREA DA SAÚDE: Assistência Médica ? Pediatria, ginecologia, odontologia, oftalmologia, clÃnica geral, sala de Raio-X, Saúde na Empresa, Educação para a Saúde.
ÃREA DO LAZER: Atividades FÃsico-Desportivas, Sócio-Recreativas e ArtÃstico-Culturais, composto de campos de futebol suÃço, ginásio polivalente, canchas de bocha, salas de jogos, play-ground, teatro, salão de festas, churrasqueiras e lanchonetes.
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: Unidade Operativa Responsável pelas Ações de Desenvolvimento Profissional, englobando produtos e programas de: Qualificação, Requalificação, Treinamento e Aperfeiçoamento, Programa de Ensino a Distância, composto de salas de aula, salas de apoio, oficina pedagógica e escola de informática.
Segundo o arquiteto, Tony Malheiros, responsável pela elaboração do Projeto, o terreno é adequado a este tipo de projeto e disse mais ?A recepção que tive em Criciúma, as informações colhidas junto ao Setransc e Codepla, e o apoio que presenciei por parte dos associados e principalmente das autoridades, me causou uma excelente impressão, que irei destacar em BrasÃlia”.
O que conseguimos fazer em apenas um dia em Criciúma, normalmente leva-se trinta dias em outras localidades. De posse dessas informações, creio que vamos definir o Projeto dentro de no máximo 45 dias, elaborar as concorrências e fazer o possÃvel para inciarmos a obra em 90 dias?.
Ao encerrar sua exposição, Zanellatto Júnior agradeceu aos presentes e a atenção dispensada pela diretoria do Setransc e destacou ?Levaremos algum tempo para mudar nossos hábitos e acostumar-nos com a nova concepção do setor de transporte. Nosso setor é multifunção e tem atribuições que transcendem o simples compromisso de transporte de pessoas e produtos. Somente com ações desta natureza, atingiremos nosso objetivo, que é a consolidação dos profissionais que atuam em transporte?.
Na seqüência falaram o presidente do Setransc, Miro Manique, o diretor-executivo da Fetrancesc, Pedro Lopes, em nome de Augusto Dalçóquio Neto, o secretário adjunto Jorge Foles e o prefeito Criciúma e Presidente da AMREC, Décio Góes. Após a cerimônia, os convidados se confraternizaram com um jantar.
Atualmente, Criciúma possui um PATE ( Posto de Atendimento ao Trabalhador do Transporte) do Sest Senat com a oferta de cursos e atendimentos médicos, odontológico e social. Mas com o Capit, que deverá se chamar apenas SEST SENAT Criciúma, haverá aumento da capacidade de atendimento, novos cursos e serviços, mais espaços de lazer e promoção social e cultura, além da ampliação do atendimento à comunidade. Fonte: Setransc