Transportadores fogem da 116

Fraiburgo, 26.7.04 – A situação da BR-116, no trecho entre os municípios de Santa Cecília e Mafra, numa extensão de 80 quilômetros, é preocupante e requer medidas urgentes sob pena de comprometer o transporte de cargas que diariamente faz daquele corredor um canal de acesso aos municípios do Meio-oeste e Oeste catarinense. Diariamente, os motoristas têm de enfrentar buracos, desníveis de pista e outros problemas de infra-estrutura.
Uma estimativa da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Fraiburgo (Aciaf) aponta para um tráfego diário de aproximadamente 2,5 mil veículos na região. A fim de buscar solução para o problema, a entidade remeteu aos órgãos competentes um documento que retrata a situação precária da BR-116 e as medidas a serem adotadas para que ela permaneça como um dos principais acessos para o escoamento da produção regional. A situação da rodovia também se reflete na cobrança de fretes, onde possíveis problemas mecânicos já estão computados e acabam por tornar os produtos mais caros.
Segundo o transportador Elfo Baroncello, de Videira, a situação está forçando as empresas a buscar novas alternativas para escapar do trecho precário. “Uma saída é desviar por Itajaí e outra, por Porto União”, justifica Baroncello. Em ambos casos, o percurso aumenta. “O custo dessa alteração é muito alto e os transportadores já estão numa situação difícil, enfrentando problemas diversos”. Na sua frota, Baroncello já enfrentou problemas como rodas e eixos quebrados, pneus estourados, entre outros.
Para o gerente de transportes da Jung Transportadora de Fraiburgo, que trabalha a 25 anos no ramo, Walmir Wolinger, uma mudança de rota será a solução para resolver os problemas. A idéia é utilizar a BR-153, o que aumenta o trajeto em 150 quilômetros. “Principalmente para transportar frutas e produtos alimentícios será necessária essa mudança, enquanto a reforma não vem”, avalia. Walmir diz ainda que pela BR-116, o transporte que seria feito em nove horas sofre um acréscimo de mais quatro devido aos buracos. “Mesmo aumentando o percurso, utilizando a BR-153, o tempo será reduzido em duas horas”. Hoje a transportadora gasta cerca de 30% de seus lucros em manutenção dos caminhões. Fonte: AN

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