Florianópolis, 11.3.05 – O Governo Federal promete recuperar o pavimento e as condições de pontes de 14 mil quilômetros de estradas federais até o final deste ano, com um investimento de R$ 1,7 bilhões, proveniente do superávit primário. A informação foi dada, ontem, pelo secretário de PolÃtica Nacional de Transporte, José Augusto Valente, durante debate sobre o Impacto do Bitrem nas Pontes e Rodovias Brasileiras. Segundo ele, esse montante mais o valor que está no orçamento do Ministério dos Transportes vai chegar próximo à parcela que o órgão tem direito da Cide.
No inÃcio do próximo ano, adiantou ele, o cenário será bem melhor. E afirmou que a situação atual das rodovias esburacadas e sem segurança e das pontes, várias com problemas e muitas que impedem o tráfego de bitrem, é o resultado da falta de investimentos dos últimos anos. Disse que o governo não quer olhar para trás, já que a deficiência existe e precisa ser corrigida. E por isso, essa atenção com as estradas que é onde mais o Brasil faz o transporte de sua economia. Mas destacou os investimentos em portos e em outros modais.
Apesar desses dados, Valente foi cobrado como representante do governo federal, pelo deputado, Reno Caramori, que representou o presidente da Assembléia, Julio Garcia, no evento. Caramori disse que o governo deve olhar melhor para Santa Catarina, que é preciso repassar investimentos federais para o estado. Elogiou o trabalho do coordenador do DNIT/SC, João José dos Santos, mas lembrou que o esforço dele sozinho pouco adianta para o Estado.
Valente destacou que o governo federal está no processo de modernização da infra-estrutura. E uma delas são esses ajustes necessários entre infra-estrutura, tecnologia e leis. ?É preciso mudar?. Disse que o governo está implantando as Câmaras Setoriais de Transporte de Cargas nas cidades brasileiras, “pois é ali que tudo acontece”, destcaou.
Fonte: Imprensa Fetrancesc
Compartilhe este post