Videria, 13.7.05 – Os governos Federal, Estadual e Municipais devem promover as melhorias na infra-estrutura e na carga tributária para que haja uma redução dos custos do setor de transportes. Essa proposta foi defendida pelo vice-presidente da Fetrancesc, Clodomir Ribeiro Alves, em BrasÃlia, durante o 1º Encontro Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas, realizado pelo Ministério dos Transportes dia 5 e 6 de julho de 2005.
Ele representou o presidente da Federação, Pedro Lopes, como debatedor no painel sobre Redução dos Custos Operacionais. Também esteve presente ao evento, o presidente do Setcesc, Osmar Labes e o assessor jurÃdico, Luiz Ernesto Raymundi. Ribeiro Alves disse durante o evento que o setor de transporte, tem feito vários ajustes e reduziu o que foi possÃvel os custos segundo ele, agora falta os governos fazerem a sua parte com a melhoria na malha rodoviária que gera menor gasto no consumo de diesel e na manutenção; diminuir a carga tributária; garantir incentivos fiscal na compra de caminhões novos, para que a frota com mais de 18 anos possa ser renovada; diminuir os juros e aumentar a prazo de financiamento dos caminhões.
No encontro que teve a participação do ministro dos Transportes, Alfredo do Nascimento e o do secretário Nacional de PolÃtica do Transporte, José Augusto Valente, foram tratados de diversos temas do tranprite rodoviário de cargas, destaca Ribeiro. Os principais deles forma a melhoria da infra-estrutura, redução de custos operacionais, aumento da eficiência intermodal, aumento da segurança, a visão dos trabalhadores e a legislação e regulação. O ministro Nascimento garantiu que tem dinheiro para investir em infra-estrutura neste e no próximo ano, capaz de resolver parte da precariedade existente hoje nas estradas federais. Porém, o governo está realizando a segunda etapa de concessões para alguns trechos de rodovias brasileiras, entre as quais, a BR-101 catarinense, trecho Norte e a116, trecho próximo a Mafra. O procfesso todo só deve estar conlcuido em meados de 2006. Até lá, essas rodovias nada terão de grandes obras. Podem ter pequenas manutenções. A BR-470, como ficou definido na semana passado, o edital de concessão, só deve estar lançado no final de 2006. Fonte: Imprensa Fetrancesc
Compartilhe este post