Itapema, 21.11.07 – O túnel do Morro do Boi, no Km 141 da BR-101, em Itapema, está liberado pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina.
O órgão informou que a recuperação do túnel foi finalizada na madrugada do dia 2 de novembro, quando as duas pistas interditadas foram liberadas.
– Não haverá mais interdição das pistas no túnel do Morro do Boi porque não há mais nada para ser recuperado no local. As obras foram desenvolvidas e supervisionadas pelo projetista do túnel, o engenheiro Leonardo Redaelli – explicou o superintendente do DNIT, João José dos Santos.
De acordo com o órgão, não há riscos de pedaços de rocha e concreto tornarem a cair do teto. A trinca estava sendo monitorada desde abril e não havia aumentado.
– As quedas aconteceram em conseqüência do escoamento das chuvas pelo Morro do Boi, o que ocasionou a expansão da argila do teto. Mas não há mais nenhum risco, pois foi tudo recuperado – afirmou Santos.
Entenda o caso
– 20 de outubro: primeira queda de vestÃgios de rocha e concreto do teto do túnel do Morro do Boi. A PolÃcia Rodoviária Federal informou o DNIT, que isolou duas das suas três pistas. O trânsito fluÃa pelo acostamento
– 29 de outubro: durante a madrugada, rochas voltaram a se desprender do teto. Pela manhã, outra queda aconteceu. O Dnit manteve as duas pistas interditadas
– 30 de outubro: para evitar que mais fragmentos se desprendessem do teto, foi colocado um andaime tubular com chapas de aço, de 12 metros de altura, na pista do meio do túnel
– 31 de outubro: iniciadas as obras de recuperação
– 1º de novembro:
o congestionamento no sentido Sul-Norte da BR-101 chegou a atingir 15 quilômetros por causa da interdição das pistas do túnel, em Itapema 2 de novembro: por volta da 1h, a recuperação da fissura do teto foi finalizada, e as pistas, liberadas.
Fonte: Diário Catarinense