BR-101 Sul: um verão mais tranqüilo

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BR-101 Sul: um verão mais tranqüilo

Sombrio, 25.6.07 – Até o início da próxima temporada de Verão, em dezembro, 80 quilômetros de pista duplicada e sinalizada, 21 viadutos e 10 pontes estarão liberados ao tráfego na obra de duplicação do trecho Sul da BR-101.
Em Sombrio, os sete quilômetros finais do lote 29 (Km 430 a Km 437) também estarão prontos até o final deste ano. A entrega foi garantida pela Construtora Triunfo, que reassumiu o lote um ano depois da DM Construtora ter rescindido o contrato, em julho de 2006. Os tratores em atividade animam os que viram as obras paradas por quase um ano no trecho entre Araranguá e o Rio da Laje, em Sombrio.
O superintendente do Dnit, João José dos Santos, informa que o projeto inicial para o trecho está sendo revisto. Em Araranguá, onde atualmente a rodovia atravessa o perímetro urbano, está previsto um contorno com aterro, elevado e ponte. A pista atual será mantida como acesso à cidade.
Em Palhoça, na Grande Florianópolis, os dois túneis previstos para o Morro dos Cavalos, em Palhoça, ainda não saíram do papel, mas a licitação para o projeto está em andamento.
A abertura das propostas será dia 17 de julho, e a elaboração do projeto está prevista para começar em agosto. A conclusão do projeto está prevista para março de 2008 e o Dnit espera licitar a obra ainda no primeiro semestre do ano que vem.
O trecho é um dos três gargalos que a BR-101 Sul terá em dezembro de 2008, quando serão entregues ao tráfego os nove lotes de pista duplicada e os cinco de obras especiais. Os túneis no Morro dos Cavalos, a ponte de Cabeçudas, em Laguna, e o túnel no Morro do Formigão, em Tubarão, têm conclusão e entrega prevista somente para 2010, de acordo com o Dnit.
A obra no Morro dos Cavalos é a mais atrasada das três. Os projetos da ponte de Cabeçudas e do túnel no Morro do Formigão estão em elaboração. A conclusão está prevista para setembro deste ano. Feitos os projetos, a expectativa do DNIT é lançar a licitação das obras em novembro para que a empresa vencedora seja contratada no primeiro semestre de 2008.
Desde junho do ano passado, o Diário Catarinense acompanha com reportagens periódicas o andamento das obras nos lotes de duplicação do trecho Sul da BR-101 em Santa Catarina.

Fique por dentro
Trecho a ser duplicado: Palhoça (Km 216,6) a Passo de Torres (Km 465,9)
Lotes: Nove de pavimentação (do 22 ao 30) e cinco para obras especiais (31, 32, 34, 35 e 36)
Vias laterais: 250 quilômetros
Obras
> Passarelas: 68
> Viadutos: 45
> Passagens inferiores: 45
> Pontes: 27
Custo total estimado: R$ 1,15 bilhão
Quanto foi investido no projeto em 2006: R$ 250 milhões
Valor disponível para 2007: R$ 350 milhões
Origem dos recursos: Projeto Piloto de Investimentos (PPI) do governo federal
Número de empregos criados: 10 mil diretos e 35 mil indiretos
Assinatura da ordem de serviço: dezembro de 2004
Início efetivo dos trabalhos: março de 2005
Prazo para conclusão: dezembro de 2008
Expectativa de vida útil da rodovia: 10 anos
Fonte: Dnit
Andamento de obras especiais
Lote 31
Obras novas: pontes sobre os rios Aririú (32%), Cambirela (100%), do Brito (65%), do Neto (80%) e da Madre (5%).
Reforma e alargamento: pontes sobre os rios Aririú (50%), Cubatão (70%), Cambirela (50%), do Neto (70%), do Brito (50%), Massiambu (10%) e da Madre (50%).
Lote 32
Obras novas: pontes sobre os rios Cova Triste 1 (10%), Cova Triste 2 (40%) e Cova Triste 3 (10%).
Reforma e alargamento: ponte sobre o Rio Cova Triste 1 (15%).
Lote 34
Obras novas: pontes sobre os rios Tubarão (40%), Correias (95%), Correias RLD (95%); Correias RLE (95%) e Cubículo (70%).
Lote 35
Obras novas: pontes sobre os rios Sangão (65%); Esperança (65%); dos Porcos (65%); Rio dos Porcos RL1 (60%); dos Porcos RL2 (40%) e Urussanga (5%).
Lote 36
Nova: Viaduto Maracajá (20%).
Fonte: relatório do avanço físico das obras referentes ao mês de maio de 2007, fornecido pelo Dnit
Fonte: Diário Catarinense

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