BR-101:: verão com mais trechos duplicados

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BR-101:: verão com mais trechos duplicados

Florianópolis, 8.10.07 – Com 82,1 quilômetros de trechos duplicados liberados até o final do ano em território catarinense, e outros 17 quilômetros no Rio Grande do Sul, o tráfego de veículos do trecho Sul da BR-101 promete fluir neste Verão. Mas isso não significa a garantia de uma viagem tranqüila para o motorista que enfrentar parte ou a totalidade dos 348 quilômetros entre Osório (RS) e Palhoça (SC).
A conclusão e liberação de pequenos trechos, que variam de dois a 13 quilômetros de extensão, vai facilitar o escoamento do trânsito de carros de passeio, que poderão ultrapassar os veículos pesados pela faixa da esquerda, sem o risco de uma colisão frontal, como ocorre em locais de pista simples.
Por outro lado, o motorista precisa ficar atento ao final dos trechos, quando a simplificação das pistas formará verdadeiros funis.
– Nesses locais é preciso ter cuidado redobrado. Os motoristas podem não perceber a sinalização, principalmente à noite, e provocar acidentes. A viagem vai encurtar alguns minutos, só que o motorista não pode abusar da velocidade nesses pontos – afirma o inspetor Adriano Fiamoncini, do Núcleo de Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com o Departamento Nacional de Infra-estrutura dos Transportes (DNIT), a velocidade máxima nos trechos liberados continuará limitada a 80 quilômetros por hora, pelo menos enquanto a obra de duplicação ainda não estiver totalmente concluída, segundo o engenheiro Avani Aguiar de Sá.
Já a PRF pretende intensificar a fiscalização de velocidade nos trechos liberados com a utilização de radares móveis. Pretende assim evitar abusos dos motoristas que tentam descontar o tempo perdido em filas e desvios.
O inspetor da delegacia da PRF de Tubarão, Vágner da Rosa, ressalta ainda que o tempo ganho com os trechos duplicados liberados pode ser em vão, porque novos desvios serão implantados, caso dos lotes 28, 29 e 30, que juntos somam apenas 16 dos 99,1 quilômetros de pista duplicada e liberada até o final do ano.
– Nesses pontos, as obras de arte (viadutos, passagens inferiores e pontes) terão maior atividade nessa época, gerando interdições e novos desvios que podem deixar o trânsito lento – diz Rosa.
Além disso, o motorista vai se deparar com velhos gargalos da rodovia, responsáveis pelos maiores congestionamentos. São os acessos às praias (do Sonho, Pinheira, Guarda do Embaú, Itapirubá) e área urbanas (Laguna, Tubarão, Araranguá). Quanto às detonações de rochas, é cedo para prever locais específicos. A única certeza é de que o procedimento não será realizado aos sábados, a exemplo do que ocorreu no ano passado.

Gargalos

A Polícia Rodoviária Federal alerta para os pontos da BR-101, trecho sul em obras, onde poderá haver congestionamentos durante o Verão.

> Trevo Santo Amaro (fim do trecho duplicado e início da pista simples), na altura do km 220

> Morro dos Cavalos – km 232 e 233

> Trevo Praia do Sonho – km 242

> Trevo Praia da Pinheira – km 245

> Trevo de Garopaba – km 273

> Trevo de Laguna – km 313

> Ponte de Cabeçudas – km 316

> Trevo de Tubarão/Gravatal – km 335,4

> Trevo de Araranguá – km 412

Caminhoneiro quer conclusão

Os caminhoneiros da região de Cascavel (PR), Hélio Rocha, 56 anos, e Eberson Fernando Rotava, 35, estão otimistas com a liberação de pequenos trechos de pista duplicada da estrada em Santa Catarina.
Além de amenizar os perigos com o fim de alguns desvios, a duplicação desses trechos vai implicar em economia de combustível dos veículos.
– Com as obras, chego a gastar uns 30 litr s a mais – calcula Rocha, que trafega pela BR-101 apenas entre Santa Catarina e Paraná.
A liberação de trechos duplicados também pode diminuir um pouco a tensão dos motoristas.
– Essa pista devia ser duplicada há muitos anos. O pessoal sai de casa para fazer turismo e não volta – constata Eberson.

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