BrasÃlia, 11.12.07 – A quase um ano do inÃcio das novas metas do Programa de Controle da Poluição do Ar por VeÃculos Automotores (Proconve), o Brasil parece distante de cumprir as normas mais rÃgidas de emissões de gases poluentes e particulados.
As fabricantes de veÃculos no PaÃs ainda não se preparam para lançar motores a diesel que permitam o cumprimento dos limites estabelecidos na nova etapa do programa.
Por outro lado, a Petrobras só garante para as distribuidoras o diesel melhorado, com baixa emissão de enxofre, caso haja demanda.
Assim, no entendimento da estatal, isso requer que a frota de veÃculos brasileira rode com motores de última geração. Está criado o impasse.
Contestação
O argumento da Petrobras – de que a utilização do diesel 50 ppm (partes por milhão) em motores atuais resultaria em benefÃcios limitados – porém, não é consenso entre especialistas em poluição atmosférica.
Estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo mostra que o consumo de diesel 50 ppm reduz em mais de 50% as emissões de particulados em relação ao diesel 500 ppm, sem qualquer modificação adicional dos motores. Considerando os benefÃcios para a saúde pública, isso já justificaria a comercialização do diesel 50 ppm.
Mortes
As estatÃsticas demonstram que a adoção de uma polÃtica de redução de emissões é fundamental para a vida das pessoas nos grandes centros urbanos.
Segundo o coordenador do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Paulo Saldiva, estimativas indicam que o Proconve evitou a mortalidade precoce de 16 mil habitantes da região metropolitana de São Paulo de 1996 a 2005.
De acordo com o professor, estudo conduzido pelo laboratório na região metropolitana de São Paulo aponta que o nÃvel de concentração de particulados em 2007 será de 24 microgramas por metro cúbico (m³) de ar. Em 2006, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) mediu 22 microgramas por m³. Esses valores estão muito acima dos indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 10 microgramas por m³.
Das 24 microgramas por m³, 54% do particulado emitido é proveniente de veÃculos diesel, que representam apenas 10% da frota em circulação pela região.
Considerando que cada micrograma por m³ de particulado no ar resulta em um incremento de 0,6% na mortalidade em adultos acima de 30 anos, segundo os parâmetros da OMS, os pesquisadores da USP calcularam que os veÃculos a diesel respondem por um aumento de 7,8% na mortalidade, ou 6,7 mil mortes, valor que corresponde a 7% das mortes naturais de adultos no ano de 2005.
Nesse cenário, portanto, a adoção do diesel 50 ppm nos motores atuais evitaria a morte precoce de mais de 3 mil paulistanos por ano.
Emissão
As novas metas do Proconve, que existe desde 1986, foram estabelecidas pela resolução nº 315/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), ligado ao Ministério do Meio Ambiente.
A norma estabelece novos limites máximos de emissão de particulados e gases de veÃculos a partir do primeiro dia de janeiro de 2009, mas pouco foi feito efetivamente por fabricantes, distribuidoras, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e BiocombustÃveis (ANP) e Petrobras para o cumprimento da exigência.
O primeiro indÃcio foi a demora da especificação do combustÃvel que contribuirá para o cumprimento da meta, o diesel 50 ppm. A ANP levou praticamente cinco anos para especificar o produto, tendo divulgado no último dia 16 de outubro a norma com as caracterÃsticas técnicas do novo diesel.
A demora na regulamentação, inclusive, foi alvo de ação judicial da organização social Movimento Nossa São Paulo contra a agência no Ministério Público Estadual de São Paulo.
Segundo a estatal, a produção nacional de diesel 50 ppm só deve ocorrer entre 2010 e 2011. No último dia 27 de novembro, o diretor de abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, disse que não basta apenas o combustÃvel de melhor qualidade. Segundo ele, é necessário também que a frota de veÃculos brasileira esteja equipada com motor da categoria Euro IV, cuja tecnologia ainda não é produzida no Brasil.
Metas
O executivo, porém, negou que a companhia tenha ficado de braços cruzados durante os últimos cinco anos. De acordo com Costa, a Petrobras trabalha há três anos no tema e até 2012 investirá R$ 9 bilhões na melhoria da qualidade do diesel.
Ele lembrou que a companhia vem cumprindo todas as metas do Proconve, alegando que no inÃcio da década de 1990 o diesel comercializado no PaÃs era de 13 mil ppm e hoje é de 500 ppm.
É verdade que o diesel 500 ppm está disponÃvel, porém apenas nas regiões metropolitanas, enquanto o resto do PaÃs ainda consome o produto de 2 mil ppm de teor de enxofre.
A expectativa da Petrobras é de não comercializar mais o diesel 2 mil ppm até o ano de 2013. Nesse sentido, há pouco a comemorar quando se observa que nos Estados Unidos e no Japão o padrão é o diesel 10 ppm.
Os fabricantes de veÃculos, por sua vez, alegam que antes de desenvolverem o motor Euro IV no Brasil era necessário conhecer as especificações técnicas do diesel 50 ppm.
Isso já deveria ser de conhecimento do mercado com três anos de antecedência do inÃcio das novas metas de emissões, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de VeÃculos Automotores (Anfavea), com base na lei federal nº 8.723/1993, que dispõe sobre a redução de emissões dos veÃculos.
Se essas empresas cumprirem à risca esse prazo, o PaÃs só passará a produzir internamente a nova categoria de motores a partir do inÃcio da próxima década.
Custo
Do ponto de vista econômico, o cumprimento das novas metas de emissão não deverá sair barato para os consumidores. Além dos motores mais sofisticados, o diesel 50 ppm exige adaptações dos postos de distribuição para o recebimento do produto, como um tanque de armazenamento próprio e uma bomba especÃfica.
Além disso, demanda também um tanque exclusivo para uréia, componente quÃmico adicionado no motor que é responsável pela redução dos gases e particulados. Cada litro de diesel demanda 50 mililitros de uréia.
Por último, a Petrobras já sinalizou que o diesel em si será mais caro que o vendido atualmente.
São esses alguns dos motivos que explicam o pouco interesse dos agentes envolvidos no processo. Diante do tamanho do Brasil, é pouco provável que toda infra-estrutura necessária para distribuir o diesel esteja concluÃda até 2009.
Contribui negativamente também o preço mais caro do combustÃvel e o valor mais elevado do veÃculo Euro IV, o que deve dificultar a adesão dos consumidores ao modelo no momento da renovação da frota.
A uréia, fundamental para reduzir as emissões, também precisará ser importada porque a oferta nacional é insuficiente para atender a atual demanda, puxada pelos setores de fertilizantes e pecuária.
Discurso
Após a publicação da resolução da ANP, a Petrobras passou a adotar o discurso de que o Brasil contará com o diesel 50 ppm em 2009 se houver demanda do mercado.
A estatal afirma que, no primeiro momento, até importaria o produto para o atendimento do consumo local, mas isso exige que os veÃculos equipados com motor Euro IV já estejam rodando, porque a utilização do novo combustÃvel em modelos atuais resultaria em benefÃcios limitados.
Segundo estudo do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), a redução das emissões seria de apenas 15%, enquanto no Euro IV o percentual alcançado é de quase 100%.
Fonte: O Estado de S. Paulo