Florianópolis, 6.11.07 – O transporte de carga deve ser “disciplinado” durante o Verão. Isso significa que, nos horários de pico de sexta-feira e domingo, os caminhões não circularão no trecho catarinense da BR-101 e nas demais rodovias federais que cruzam com ela no Estado, ou seja, as BRs 470, 280 e 282, a partir de 15 de dezembro. A data de encerramento da medida ainda não foi definida, mas deve ser 15 de março.
O “disciplinado” quer dizer que, inicialmente, não há punição prevista para o caminhoneiro que circular nesse horário nem nenhuma determinação neste sentido.
O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) e autor da proposta, Pedro Lopes, disse que, de acordo com a experiência de anos anteriores, com a divulgação adequada, a orientação tende a ser respeitada pelos profissionais e pelas empresas.
– Com o aumento da quantidade de acidentes, alguns deles particularmente trágicos, como o caso de Descanso, fica essa imagem pública de que os caminhões são a causa dos acidentes. Essa é uma imagem que não condiz com a realidade e que, claro, não queremos para o setor de transportes – explicou.
Para ele, é fundamental dar a devida importância tanto ao transporte quanto ao turismo em SC e garantir que ambos possam desenvolver-se adequadamente, sem se prejudicarem, sobretudo, com respeito à vida.
Lopes afirmou que a conscientização deve valer também para os turistas e para quem viaja de carro, no sentido de evitar os horários com maior tráfego de veÃculos pesados.
A determinação foi feita durante a reunião do Fórum Estadual das Rodovias, realizado ontem à tarde na sede da Fetrancesc, em Florianópolis, com representantes das polÃcias Rodoviárias Estadual e Federal, DNIT, Deinfra, Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina, o secretário de Estado de Infra-estrutura, Mauro Mariani, e o deputado estadual Renato Hinnig, da Comissão de Transporte da Assembléia Legislativa. Os participantes do Fórum concordaram que não há necessidade de intervir no movimento de veÃculos de carga nas demais regiões do Estado.
Proibição de caminhões funcionou nos anos 1990 – Nos anos 1990, a alternativa de proibir a circulação de caminhões no Estado durante o fim de semana chegou a ser utilizada pelo governo estadual. Na temporada de 2001/ 2002, cogitou-se lançar mão do recurso novamente, mas as empresas reclamaram. O Fórum recebeu a competência para decidir o que fazer e, desde então, determina a retirada dos caminhões nos horários de pico.
O fórum realiza novo encontro no dia 12, quando serão finalizadas as conclusões e reivindicações a serem encaminhados em documento ao Fórum Parlamentar Catarinense e às autoridades estaduais. O objetivo é implementá-las antes desta temporada. Fonte: Diário Catarinense/divulgação Fetrancesc
Compartilhe este post