Joinville, 17.8.06 – Operações no Norte do Estado, Planalto Serrano e Extremo-oeste, de combate ao contrabando e falsificação de produtos, resultaram nas apreensões de 14.120 mil carteiras de cigarro falsificadas e 4,5 mil CDs e DVDs pirateados na região de Joinville e 32.5 mil carteiras de cigarros em Curitibanos e 27.5 mil em São Miguel do Oeste.
No Norte do Estado, onde a operação recebeu o nome de Babitonga, entre segunda e ontem foram apreendidos cigarros, CDs e DVDs, brinquedos, óculos solares e bebidas estimados em R$ 45 mil. Foram fiscalizados 85 estabelecimentos em Joinville, Itapoá, Garuva e São Francisco do Sul. A constatação é de que 90% dos cigarros comercializados nesta região são falsificados.
A multa para quem teve mercadorias apreendidas é de 30% do valor do produto. A Secretaria da Fazenda Estadual, através do Grupo de Combate ao Contrabando, Falsificação e Pirataria (GCOCFP), trabalhou com a PolÃcia Militar e a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF). As mercadorias foram levadas para depósito da Receita Federal de Joinville. No Estado, desde o inÃcio deste ano, foram apreendidos mais de 240 mil produtos – 70% cigarros contrabandeados do Paraguai. Segundo a ABCF, os cigarros contrabandeados podem conter grãos de areia, pedaços de barbante, semente de ervas, capim, fumo verde, inseto, material plástico e bicho de fumo.
A carga apreendida pela PM de São Miguel do Oeste, de 27,5 mil pacotes de cigarro contrabandeado, estava em uma mudança num caminhão. A apreensão ocorreu à s 2h20 de ontem, no bairro São Sebastião. O motorista Valdir Antonio de Ãvila Prates, 45, foi detido. A PM descobriu que ele já tinha mandado de prisão emitido pela Justiça Federal do Paraná. Ele e a carga foram encaminhados para a PF em DionÃsio Cerqueira.
Carga do Paraguai para Tubarão
Em Curitibanos, no Planalto Serrano, a operação de combate ao contrabando apreendeu 32.5 mil carteiras de cigarros do Paraguai. Elas estavam na Kombi LXE 4437 (Tubarão), conduzida por Antonio Américo Rodrigues Junior, 22 anos. Abordado na rodovia que liga Lebon Régis e Curitibanos, Rodrigues estava sem carteira de habilitação e confirmou que os cigarros seriam revendidos em Tubarão, Sul do Estado.
Rodrigues foi autuado em flagrante e conduzido a delegacia de Curitibanos, onde prestou depoimento e ficou detido. Já a carga foi levada para a delegacia da Receita Federal em Lages e deverá ser incinerada nos próximos dias. Fonte: A NotÃcia