Comando da PRF: motoristas estão acima do peso e com hipertensão

  1. Início
  2. Notícias
  3. Comando da PRF: motoristas estão acima do peso e com hipertensão

Comando da PRF: motoristas estão acima do peso e com hipertensão

Florianópolis, 23.2.06 ? O motorista de caminhão, Gelson Dariff, residente em Chapecó, iniciou ontem uma viagem de sua cidade às 7 horas da manhã e deveria chegar ao destino, em Tubarão, no final da tarde, com uma carga de armarinho. Em Biguaçu, Grande Florianópolis, parou no Posto da Polícia Rodoviária Federal para participar do Dia de Saúde Preventivo, Ele subiu na balança, fez exame de visão, de colesterol e de glicemia. Depois passou pela nutróloga e pela médica para avaliar o resultado dos testes. Dariff está com 20 quilos acima do seu peso ideal. E ele não é o único.
De acordo com o levantamento feito com 92 motoristas de caminhão examinados durante as quatro horas do comando de saúde, 80% deles estão obesos. E os problemas com o organismo não param por aí. Desse grupo, 60% têm hipertensão e cerca de 70% disseram que tem jornada acima de oito horas.
Um caminhoneiro, jovem e com muitos quilos a mais, que ele mesmo brinca que está com excesso de carga, começou a jornada às 5h30min da manhã e no início da tarde, estava saindo de São José, com carga de cimento para Curitiba e retornaria em seguida a São José. Diz que precisa emagrecer e reduzir a jornada. Já tentou dietas e não conseguiu pelo tipo de profissão. Alega que o problema se repete com a maioria, porque fica sentado o dia inteiro e só pára para almoço e jantar, sempre na estrada. Sobre as muitas horas, ele diz que não dá para trabalhar menos.
O comando foi promovido pela PRF, com a coordenação do superintendente, Luiz Ademar Paes e sua equipe. O evento teve apoio da Fetrancesc, que deu os kits dos exames de colesterol e glicemia, Sest Senat, com os profissionais de saúde e Detran, que levou material de educação no trânsito.
Com a atividade, foram constatados outros problemas, mas em menor número, como visão reduzida, 18 casos, excesso de açúcar (hiperglicemia) 35 ocorrência e duas de gordura no sangue (hipercolesteromia). Outros cinco motoristas disseram que usam medicamentos impróprios, 33 deles fumam e 54 bebem socialmente.
Os profissionais da saúde constataram casos em que o profissional estava com sua pressão arterial de 200x120hg, quando o normal e de 120×80 hg. O exame de um caminhoneiro de Joinville detectou um índice de açúcar de 389 mg/100ml, quando o normal é 110 mg/100ml.
Para a médica do Sest Senat de Florianópolis, Andréa Lamego Müller, deve haver uma preocupação com esses dados, porque esse número elevado de obesidade e hipertensão é provocado pelo sedentarismo, estresse e a alimentação inadequada. E a situação de excesso de peso e pressão alta pode levar os derrames, infartos, que quase sempre incapacitam, e outros comprometimentos. Muller orientou os casos mais graves a mudar a alimentação e indicou alimentos mais saudáveis, ter uma atividade física e mais horas de descanso. Aos casos mais complicados foi sugerido que procurem um especialista para o tratamento.
Os motoristas receberam dicas de direção defensiva, de combate à exploração sexual de Crianças e adolescentes, de prevenção de doenças como as DST/AIDS. Receberam preservativos e um kit com diversos materiais sobre cursos e serviços de saúde do Sest Senat, legislação e educação de trânsito. Participaram do comando, 32 voluntários entre enfermeiros da Escola de Enfermagem Ceprovi, da secretaria da Saúde de Biguaçu, a Regional de Saúde e o técnicos do Fórum Catarinense contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Fonte: juraci perboni/imprensa Fetrancesc

Compartilhe este post