Condução de bitrem e rodotrem exige habilidade

  1. Início
  2. Notícias
  3. Condução de bitrem e rodotrem exige habilidade

Condução de bitrem e rodotrem exige habilidade

São paulo, 4.4.06 – Representantes de uma evolução dos veículos de carga pelo ganho de produtividade que proporcionam, os Conjuntos de Veículos de Carga – CVCs precisam ser observados sob a ótica de suas características de dirigibilidade. Devido à quantidade de articulações estão sujeitos a fenômenos que afetam sua dirigibilidade.
O mais relevante é a “Amplificação Traseira”. Ocorre nas curvas ou quando o motorista efetua uma manobra rápida para desviar de um obstáculo. Esse movimento amplifica as acelerações laterais no conjunto, fazendo com que um pequeno desvio no cavalo seja multiplicado na última carreta. Em conseqüência dessa amplificação a unidade traseira é submetida a acelerações laterais maiores, podendo vir a tombar e levar consigo todo o conjunto. Assim, o conjunto executa um percurso como o movimento de um chicote, demorando para se estabilizar na pista. Dependendo da intensidade, pode tornar o conjunto extremamente instável e o tombamento é inevitável.

Já existem aproximadamente 70.000 bitrens e rodotrens em circulação, e não existe nenhuma instrução ou formação específica de forma a preparar os condutores para esses tipos de combinações de veículos. Atualmente o condutor com Carteira “E” está legalmente habilitado para dirigir uma carreta de 01 eixo e ao mesmo tempo um rodotrem com 9 eixos e PBT de 74 toneladas! É recomendável a inclusão desse tema no currículo dos Centro de Formação de Condutores e criação com urgência de uma classe especial de motoristas preparados para a condução desses veículos, afim de reduzir a possibilidade de acidentes.
Essa orientação é uma das conclusões da Dissertação de Mestrado “Avaliação da Estabilidade Lateral de Conjuntos de Veículos de Carga” – 2004 – PUC/PR, patrocinada pelo OSCIP “IDT”, e apresentada nos Congressos: – CBCR 2005 – 4o Congresso Brasileiro de Concessão de Rodovias (Rio de Janeiro); – SAE 2005 14o. Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia e Mobilidade (São Paulo); SIMEA 2005 – XIII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (escolhido como Melhor Trabalho do Simpósio) – FORUM “Nova Realidade no Transporte de Cargas – Bitrens e Rodotrens” (ViaOeste/CCR – Sorocaba).
* Artigo escrito pelo Eng. Rubem Penteado de Melo e publicado no site: www.trantech.com.br

Compartilhe este post