Construção de pontes na 101 começa em março

  1. Início
  2. Notícias
  3. Construção de pontes na 101 começa em março

Construção de pontes na 101 começa em março

Tubarão, 20.1.06 – Após dois adiamentos – para outubro e depois novembro do ano passado – os viadutos, pontes e passarelas previstos na duplicação da BR-101 Sul começam a sair do papel a partir março. Essa é a projeção do DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes). A informação reforça a previsão do próprio ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Em dezembro, ele garantiu que as primeiras “obras de arte”, como são chamadas, estariam prontas no segundo semestre de 2006.
Segundo o coordenador do DNIT em Santa Catarina, João José dos Santos, as obras iniciam depois do Carnaval, que sacramenta o fim da temporada de verão. “Antes mesmo de março, algumas dessas obras já estarão encaminhadas”, disse Santos. Algumas, de fato, estão ganhando corpo. No lote 23, que corta o município da Paulo Lopes, as passagens de níveis inferiores já estão sendo construídas pela empreiteira. Alças dos viadutos também ganham forma. No lote 27, entre Jaguaruna e Maracajá, também começou o bate-estaca para a base dos viadutos. “Até o final do ano, teremos alguns trechos duplicados entregues. A previsão da obra é de 3,5 anos, e já estamos no segundo. O resultado precisa aparecer”, diz Santos.
Ritmo acelerado que, segundo o coordenador do DNIT, trará surpresas positivas. “As empresas parecem ter acordado para o “puxão de orelha” do ministro”, comenta. No lote 25, que corta o município de Imbituba, é comum ver máquinas e caminhões trabalhando até tarde da noite. O corre-corre das empreiteiras, segundo João dos Santos, é também resultado do fim de dois problemas: os meses chuvosos de setembro e outubro e o superfaturamento dos fornecedores de calcário, que chegou a custar dez vezes mais, obrigando empreiteiros a buscar outras regiões ou simplesmente parar a obra. Mais ainda: para 2006, estão previstos R$ 350 milhões para aplicar nas obras de duplicação da BR-101 Sul. “São entre R$ 30 e R$ 40 milhões por lote. Quem for vencendo as medições, recebe”.

Indefinidos

Três pontos permanecem com situação indefinida. O primeiro é o Morro dos Cavalos, que corta o município de Paulo Lopes, mais próximo da Grande Florianópolis. Os outros dois ficam entre Tubarão e Laguna, numa distância inferior a 40 quilômetros. Um é o Morro do Formigão, em Tubarão, e o outro a ponte de Cabeçuda, na área da ponte que corta Laguna e Imaruí. “Os dois projetos técnicos foram vetados por questões ambientais. Outros foram elaborados e todos estão em fase de licitação”, garante José dos Santos.
A operação tapa-buracos deve recomeçar também apenas em março. “Tentamos refazer camadas na ponte de Cabeçuda, mas o congestionamento foi grande. Aguardamos a redução do fluxo, e seguimos com a operação que mantínhamos anteriormente: se chover, de 48 a 72 horas depois, vamos fechar alguns desses buracos abertos. A ação é bem mais rápida”, finaliza.Fonte: A Notícia

Compartilhe este post