Convênio internacional da Fetrancesc garante assistência aos motoristas na rota andina

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Convênio internacional da Fetrancesc garante assistência aos motoristas na rota andina

Florianópolis, 12.4.07 – Os motoristas que fazem o transporte de carga entre Mendoza, na Argentina e o Chile terão, a partir de 1º de maio de 2007, um atendimento especial de segurança e saúde e assim, melhorar as suas condições de trabalho durante o trajeto. O serviço diferenciado faz parte do convênio internacional, assinado entre a Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc) com o grupo argentino Salud Cooperativa Ltda., e Solidaridad Salud, Fideicomiso Servicios Integrales e vai atender aos condutores que trafegarem pelas Rotas 7 e parte da 4º – entre Lãs Cuevas e o Rio Desaguadeiro, em Mendoza – República Argentina.
Essa ação da Federação pretende reduzir os problemas que ocorrem naquela região com motorista brasileiros que enfrentam situações precárias nas estradas e as variações climáticas. De acordo com levantamento, trafegam 9.300 caminhões naquela região por mês, boa parte que fazem transporte de alimentos da agroindústria. As duas empresas atenderão os motoristas, que muitas vezes, sem informações, precisam parar nas estradas, já que ocorrem fechamentos dos seis túneis, em decorrência da neve.
Outra dificuldade é a falta de assistência técnica e jurídica em casos de acidentes ou falhas no veículo, além da falta de serviços de saúde.
O presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, destaca que esse programa é garantia de tranqüilidade ao caminhoneiro, que faz um percurso em condições muito precárias naquela região. São longos trechos completamente isolados, sem ocupações humanas.
Pelo convênio, o motorista terá direito a estacionamento enquanto aguarda melhorias do tráfego, que é interrompido pela neve; terá atendimento médico e odontológico 24 horas, com três ambulâncias em pontos estratégicos das Rutas 07 e 40, medicação e outros serviços. Haverá também assistência jurídica emergencial ao motorista e à empresa para solução de assuntos da área legal, civil, comercial e penal.
Para ter direito ao serviço, a empresa e os autônomos sindicalizados deverão assinar um termo de adesão com a Fetrancesc, através da conveniada Zenatti Ltda de Florianópolis. Haverá um custo mensal por veículo para garantir os serviços. Poderão obter informações junto aos seus sindicatos e ou na Fetrancesc. No entanto, o motorista que estiver envolvido com contrabando, transporte de armas irregulares e drogas e transporte irregular não terá atendimento do convênio.
Lopes destaca que sempre que há uma ocorrência, seja atraso na viagem, problemas com o veículo ou ate acidentes – só em 2005 foram registradas 27 mortes de motoristas no trecho conveniado ? são inúmeros os transtornos para uma solução, que é sempre muito demorada, além dos custos elevados para os procedimentos.
Faz parte ainda do convênio, serviço de comunicação em português, com boletins, várias vezes ao dia transmitidos pela Rádio FM (90.1 MHz) com informações sobre as condições do tempo, das rotas, paradouros em caso de fechamento dos túneis, dados sobre o Brasil. Além disso, terá telefones disponíveis e a internet que contribuirão para uma boa viagem.
Desde 2006, o presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, trata deste assunto, com várias reuniões aqui em Santa Catarina e em Mendoza que fechou com a assinatura do convênio em 23 de março deste ano.
Os veículos que aderirem ao convênio receberão um selo que os identifica em qualquer ponto de atendimento. Os motoristas receberão carteirinha com dados como nome, endereço, telefone, e-mail, idade e grupo sanguíneo.

Informações para o termo de adesão pelo telefone (48) 32333121.

SERVIÇOS PRESTADOS:

A- Estacionamento : estrutura para dar condições de parada como:

*segurança física24 horas, incluindo vigilância eletrônica;
*energia elétrica com pontos utilizáveis nos boxes;
*água potável;
*banheiro/chuveiros;
*churrasqueiras;
*cozinhas;
*restaurante/lanchonete;
*oficina manutenção;
*abastecimento em pontos específicos;
*disponibilização de telefones fixo local de emergência;
*página na web com fornecedores e serviços cadastrados
(www.saludcoop.com.ar/salud.seguridad);
*relatório às empresas, sobre ocorrência com motoristas e caminhões no
parque de estacionamento administrado pelo convênio.

B- Saúde : emergência médica e odontológica,24horas ,através de:
*03 ambulâncias em pontos estratégicos das rutas 07 ,em toda sua extensão e
40,nos kms.40- sur entre “el condor até o entroncamento com ruta 07, em
perdriel-com paramédicos e enfermeiros,para atendimento e transporte de dois
pacientes cada, à emergência de hospital;
*material de primeiros socorros, como desfilibradores, oxigênio, mantas
térmicas e macas, para enfrentar o clima andino;
*medicação para diversas modalidades de emergência;
*identificação de veículos conveniados através de adesivo no pára-brisa ,
para atendimento,
Independente de comunicações;
*possibilidade de plano de assistência médico-hospitalar local;
*capacitação básica da língua portuguesa para os atendentes locais;
*motoristas para conduzir caminhão a local seguro e protegido em caso de
impossibilidade do motorista dirigir, temporariamente, por questões de
saúde;
*ambulatório odontológico para atendimento emergencial no centro de serviços
básicos do convênio, em prédio próprio, na zona de Uspallata ou em local
designado;
*informação às empresas sobre ocorrências e providências tomadas por médicos
do convênio.
*atendimento a acompanhante do motorista;
*assessoramento quando demandar internação hospitalar através de contatos
imediatos com a empresa, para informações sobre custas e providencias
outras;

C-jurídica: disponibilização de assistência jurídica emergencial ao
motorista e á empresa para resolução de assuntos relacionados à área legal
,civil,comercial e penal, em caso de acidente de trânsito, com a promoção da
primeira assistência jurídica;
*liberação de caminhão retido por infração de trânsito;
*acompanhar o motorista em caso de acidente de trânsito (B.O.);
*resolver impasses junto à aduana;
*dar encaminhamento para liberação demotorista de veículo;
*recomendar à empresa brasileira , advogados para dar seqüência e eventuais
demandas na justiça Argentina ;
*relatório às empresas brasileiras sobre eventuais ocorrências na área;

Observação: o convênio não atenderá motoristas envolvidos em
irregularidades como:
· Contrabando;
· transporte de armas irregulares e drogas;
· transporte irregular;

D- identificação:
*Todos os caminhões conveniados serão identificados com adesiva no
pára-brisas,com informações para contatos emergências;
*os motoristas terão uma carteirinha do convênio, no qual constará
informações como: endereço/telefones/e-mail/idade/grupo sangüíneo.

E-atendimento ao convênio:
*telefones e e-mail disponíveis 24 horas para encaminhamento de assuntos
relativos ao convênio;
*solução de possíveis impasses na prestação de serviços e informações acerca
da frota conveniada.

F – COMUNICAÇÕES:
Além dos sistemas de telefonia e internet, uma emissora de FM (90.1MHz)
pertencente ao grupo,dará cobertura com informações de utilidade dirigidas
aos caminhoneiros brasileiros como previsão do tempo e das “rutas”,
paradouros e informações sobre o Brasil em língua portuguesa, em vários
horários por dia.
As empresas transportadoras e autônomos sindicalizados assinarão um “termo
de adesão” e passarão ater cobertura prevista neste projeto da alto
significado humano , que trata de motoristas dirigidos e convivendo em
condições precárias naquela região.

Fonte: juraci perboni/Imprensa Fetrancesc

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