Joinville, 29.3.07 – Joinville será a próxima a ter um Centro Assistencial e Profissional Integrado do Trabalhador do Transporte (Capit), do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte (Sest/Senat). No último dia 27 de março, o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Joinville e Região (Setracajo), Joel Correa, se reuniu com o prefeito Marco Tebaldi e o empresário Evaldo Ripper, para discutir a localização do Capit na cidade.
O terreno escolhido para a construção do Centro Assistencial está localizado na Zona Sul (Rua São Paulo, próxima à Rua Santa Catarina) e será cedido ao Sest/Senat pela Prefeitura da cidade. Já iniciaram os trâmites para legalizar a cessão do imóvel. Agora a próxima fase é o imóvel será repassado oficialmente para o Sest Senat e depois inicia a fase de elaboração do Projeto e na seqüência, o inÃcio das obras.
O investimento para a unidade de Joinville é estimado em cerca de R$ 20 milhões. A liberação da obra aconteceu em outubro do ano passado pelo presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), a qual o Sest/Senat é vinculado, Clésio Andrade. A verba já está liberada.
O Capit irá atender a funcionários e familiares de transportadores de passageiros (incluindo os taxistas), rodoviários, aéreos, fluviais e terrestres. Irá oferecer atendimentos médico, odontológico e oftalmológico, quadras esportivas, campos de futebol e canchas, e de desenvolvimento profissional, com auditório, salas para treinamento e realização de cursos.
A instalação também irá atender a comunidade em geral e auxiliará a municipalidade no atendimento médico e odontológico da população da região onde a unidade foi instalada.
Capit
Atualmente há unidades do Capit em Florianópolis e Criciúma e o de Chapecó está em andamento, assim como os Postos de Atendimento ao Trabalhador do Transporte (Pates) em Blumenau, Videira e Rio Negrinho. Os Pates já concluÃdos estão localizados em Lages, ItajaÃ, Concórdia e Criciúma. E estão em andmaneto mais três, Blumenau, Rio Negrinho e Videira, este começa a funcionar no dia 16 de abril próximo.
Fonte: Carolina Spricigo/ Imprensa Setracajo