Duplicação da BR-101 segue em passos lentos

  1. Início
  2. Notícias
  3. Duplicação da BR-101 segue em passos lentos

Duplicação da BR-101 segue em passos lentos

Florianópolis, 15.5.05 – O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes, vistoriou as obras de duplicação da BR-101 em Santa Catarina neste sábado. Após percorrer cerca de 100 quilômetros de rodovia, o ministro disse que as obras estão atrasadas, principalmente na construção de pontes e viadutos.
Apenas três dos 33 viadutos e pontes previstos estão prontos. A justificativa das empresas responsáveis pelas obras é que o preço do aço foi reajustado, o que deve elevar seus gastos. Elas querem mudanças nos projetos, como o uso de materiais pré-moldados, que são 20% mais baratos.
Essa foi a primeira inspeção do TCU nas obras de duplicação da rodovia. Domingo a comitiva do ministro vistoriou as obras no Rio Grande do Sul. O TCU está fazendo uma investigação que resultará em um relatório para o governo federal, que deverá estar concluído até julho.
?Estamos vindo para evitar irregularidades, para saber por que o processo está atrasando, e para que esta obra possa ser feita no menor tempo possível?, afirmou o ministro Augusto Nades.

Atraso estaria vinculado à matéria-prima

O atraso estaria vinculado ao aumento de preço na matéria-prima o que estaria provocando, inclusive, a modificação de parte do projeto, no que diz respeito ao uso de produtos, como blocos pré-moldados.
Segundo o Departamento Nacional de infra-estrutura de Transporte, Dnit, órgão federal responsável pelas obras de duplicação, a demora na obra se dá pela falta de liberação de jazidas, mas que os problemas já estariam sendo solucionados e a obra voltaria ao ritmo de trabalho intenso.
Fonte: Diário Catarinense

Compartilhe este post