Florianópolis, 19.10.07 ? O Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, lançado esta manhã pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e a Federação das Empresas de Transporte de Carga e LogÃstica de Santa Catarina (Fetrancesc), pretende fazer a aferição da opacidade da fumaça e o nÃvel da emissão de poluentes de 7.500 caminhões por ano. A informação é do presidente da Federação, Pedro Lopes. Além disso, o Programa deverá servir de modelo para projeto maior para Santa Catarina. Lopes recebeu o convite do deputado Renato Hinnig para apresentar o Despoluir na Assembléia Legislativa.
Participaram da cerimônia, representantes dos órgãos ambientais, das polÃcias, de órgãos de transporte, diretores da Federação e transportadores. Eles assistiram a uma exposição sobre o Despoluir feita pela coordenadora de Projetos Especiais da CNT, Marilei Menezes. Ela destacou como vem ocorrendo a implantação do Programa, que foi lançado nacionalmente no dia 18 de julho. Ressaltou que o objetivo é promover o engajamento das empresas de transporte, dos caminhoneiros autônomos, dos taxistas e da sociedade nas questões ambientais. O desenvolvimento será através das federações, dos sindicatos, das empresas e dos profissionais.
O Despoluir faz parte da estratégia de contribuir para o combate ao aquecimento global. O Brasil ocupa o 5º lugar na emissão de CO2 (dióxido de carbono, com 5,39%. Do volume total. I primeiro lugar é dos Estados Unidos. No Brasil, o fator que mais contribui para emissão de gases poluentes é a mudança do uso da terra com as queimadas e desmatamentos para a agropecuária, uso de agrotóxicos, entre outros. Esses fatores são responsáveis por 85% da material tóxico jogado na atmosfera. Em segundo lugar está o transporte, essencialmente por causa da queima de combustÃveis fosseis, com 9% das emissões e seguido da indústria com 7%.
No Brasil, a frota total de veÃculos é de 46 milhões de unidades, sendo 2 milhões de caminhões e 560 mil ônibus. Em Santa Catarina, os veÃculos de carga são cerca de 198 mil, de acordo com dados do Detran. E a primeira etapa do Despoluir é justamente com os caminhões.
A Fetrancesc terá três veÃculos, um que atuará no Oeste, Extremo-oeste, Meio Oeste e Serra. Outro ficará no Norte, no Vale e Planalto Norte e o terceiro na Grande Florianópolis e Sul do Estado. As empresas de transporte os caminhoneiros autônomos precisam agendar a visita da unidade móvel, que fará a aferição do veÃculo, Nos casos em que a fumaça compromete a qualidade do ar.
O proprietário do caminhão será notificado pela coordenação do Programa para fazer os ajustes e nova aferição. Outra medida anunciada pelo presidente da Fetrancesc é a apresentação do Despoluir aos alunos/motoristas do Sest Senat. Com esse trabalho de educação, os condutores de veÃculos pesados terão, conhecimento s obre a importância do papel deles nesse projeto, pois além do uso racional de combustÃvel, precisam cuidar do veÃculo para esteja sempre com a manutenção em dia.
E mais. usar energias limpas como o biocombustÃvel. Os profissionais do volante também serão multiplicadores de informação e fiscais de danos ao meio ambiente. Qualquer problema como queimadas, extração e transporte ilegal de madeira, tráfico de animais, entre outros, o motorista deve ligar para o 0800 7282891, criado pela CNT para contribuir com a redução da degradação ambiental. O empresário do transporte também é fundamental no controle da frota, na gestão ambiental dentro da transportadora, no incentivo a adesão de seus funcionários, entre outras ações.
O Despoluir em Santa Catarina deve ainda ter outros desdobramentos. Uma proposta que surgiu durante o lançamento, que ainda deve ser discutida entre entidades e órgão ambientais, é a de realizar vistoria obrigatória da emissão de poluentes para os veÃculos mais antigos, com mais de 20 anos.
A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e as Federações já começaram o incentivo ao uso de diesel com a mistura de 2% de biodiesel no antes mesmo de 2008. Já existem casos no Brasil que a adição desse combustÃvel chega a 20%. Uma das metas do Despoluir é reduzir a emissão de dióxido de carbônico (CO2) na atmosfera em cerca de 3,5 milhões de toneladas e 76 mil toneladas de fuligem em cinco anos.
Para o presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, o Despoluir pretende ?engajar os empresários do setor dos transportes, dos caminhoneiros autônomos, dos taxistas e da sociedade na conservação do meio-ambiente, para que atuem na construção de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.? Com o Despoluir o setor de transporte brasileiro assume sua parcela de responsabilidade na construção de um mundo ambientalmente mais equilibrado, promovendo uma série de ações para atingir sua finalidade, destaca ele.
Em 1986, a CNT em parceria coma Petrobras, lançou um projeto que foi precursor do Despoluir e que ajudou o transportador a economizar o consumo de óleo diesel, em alguns casos de até 13% e aumentar a sua competitividade. Aquele programa contribuiu para a redução da poluição do ar. De acordo com a CNT só em 2006, esse trabalho de controle evitou a emissão de mais de 300 mil toneladas de C02. Fonte: juraci perboni/imprensa Fetrancesc
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