São Paulo, 6.3.06 – Um prejuÃzo de R$ 1,5 bilhões por ano. É isso que o Brasil perde (e todos pagamos) devido ao excesso de peso das cargas de muitos caminhões que trafegam pelas nossas rodovias. E nenhum programa de recuperação de rodovias terá sucesso se esta questão não for atacada de frente.
A estimativa do prejuÃzo anual é do Instituto Militar de Engenharia (IME), que, junto com o Ministério dos Transportes, está elaborando um Plano Diretor de Pesagem, para reorganizar o sistema de fiscalização do peso dos caminhões de carga que trafegam pelo Brasil.
A origem do cálculo está relacionada com as estatÃsticas de caminhões flagrados (nem todos são multados e muito poucos são impedidos de prosseguir viagem) com excesso de peso no Brasil.
O excesso de peso, dizem os técnicos, é a grande praga do pavimento. Uma praga alimentada por leis complacentes que precisariam ser melhoradas. Mas o governo promete reagir, instalando mais balanças.
Na próxima edição da Revista Carga Pesada, em breve neste site (www.cargapesada.com.br) uma reportagem especial mergulha no tema, que envolve muitos fatores e atores e se tornou um grande abacaxi, difÃcil de solucionar a curto prazo.
As expectativas para a safra e as últimas conquistas do setor de transportes também são temas da próxima edição que circulará neste mês de março.
Revista Carga Pesada