Florianópolis, 6.11.07 ? A Federação das Empresas de Transporte de Carga e LogÃstica de Santa Catarina (Fetrancesc) está promovendo a divulgação do Despoluir Programa Ambiental do Transporte. Ontem, o Programa foi apresentado aos integrantes do Fórum Estadual de Rodovias formado por representantes do DNIT, PRF, PMRV, Deinfra, secretaria Estadual de Infra-estrutura, secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte e Sindicato dos Engenheiros de SC. O presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, também esteve reunido com a direção do Detran para estudar um projeto em que a vistoria do Despoluir possa ser usada no licenciamento de veÃculos.
Na última quarta-feira, 31 de outubro, Lopes e o coordenador do Despoluir, Luiz MaurÃcio, fizeram uma apresentação do Programa no plenário da Assembléia Legislativa aos deputados estaduais catarinenses. E no dia seguinte, foi feita a aferição do nÃvel de fumaça nos veÃculos que transportam para o Porto de São Francisco do Sul. O Despoluir vai estar entre 21 e 24 de novembro, em Criciúma, na Feira de Transporte
Existem no Estado 132 mil veÃculos que fazem transporte de carga e 20 mil ônibus. Lopes destacou que a proposta é fazer do Despoluir um modelo de controle de poluição e de atuação na defesa ambiental.
A Fetrancesc recebeu da Confederação Nacional do Transporte (CNT) três unidades móveis, equipadas com notebook e o opacÃmetro que faz a análise da fumaça e indica se o veÃculo está emitindo poluentes e se está dentro das normas do Conama ou não. Uma unidade está sediada no Setcom, em Concórdia, uma no Setracajo, em Joinville e uma na Fetrancesc, em Florianópolis. Mas Lopes quer expandir a cobertura com mais dois equipamentos. Com isso será possÃvel reduzir em 40% a emissão de poluentes pelos caminhões de carga.
O Despoluir é um projeto da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Carga e LogÃstica de Santa Catarina (Fetrancesc) e Sindicatos associados e foi lançado em Santa Catarina, no dia 19 de outubro na sede da Fetrancesc. A Federação pretende, no primeiro momento, aferir mais de 7.500 veÃculos/ano, com os três veÃculos equipados com opacÃmetros que recebeu da CNT. Fonte: juraci perboni/Imprensa Fetrancesc
Compartilhe este post