Fórum Nacional sobre Segurança mostra alternativas para reduzir acidentes com caminhões

  1. Início
  2. Notícias
  3. Fórum Nacional sobre Segurança mostra alternativas para reduzir acidentes com caminhões

Fórum Nacional sobre Segurança mostra alternativas para reduzir acidentes com caminhões

São Paulo, 26.6.06 – O II Fórum Nacional sobre Segurança para o Transporte Rodoviário de Cargas, realizado ontem, em São Paulo, contribuiu para avançar a discussão em torno da violência no trânsito envolvendo o caminhão. O case apresentado pela Unilever, vencedora do Prêmio Volvo de Segurança, mostrou que além das ações das transportadoras e do acompanhamento da formação e desempenho dos motoristas nas estradas foi fundamental a participação do embarcador da carga.
A experiência vitoriosa, apresentada pelo gerente Nacional de Transportes da Unilever Délcio dos Santos, exibiu uma queda drástica dos acidentes, após a adoção de um conjunto de ações que passaram a envolver os caminhões que transportam suas cargas.
A freqüência a cada 10 mil acidentes das cargas da Unilever caiu de 8 para 2,6 registros. O painel contou com os depoimentos do diretor presidente da transportadora Três América, Cláudio Cavol; do diretor de Projetos da Granero Logística, Robson Granero e do especialista na área de gerenciamento de risco Dárcio Centoducato.
Impressionou o público o resultado de uma operação especial da Unilever, que mostrou apenas 0,2 acidentes dentro do parâmetro técnico analisado. Quem quiser conhecer detalhes da operação Unilever, o representante da companhia informou ontem estar aberto a receber visitas técnicas, que podem ser agendadas pela área de Transportes da multinacional.

Situação dramática

Para o presidente da NTC& Logística Geraldo Vianna, foi muito positivo o saldo do evento, realizado pela entidade em parceria com a Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP) e o apoio do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de São Paulo e Região (SETCESP). ?Precisamos estimular que mais transportadoras ingressem neste movimento que amplia o conceito e a visão da segurança não apenas para a área patrimonial (roubo de carga e veículos), mas para a dramática situação dos acidentes de trânsito, que mata 34 mil pessoas por ano no País e provoca impactos financeiros da ordem de R$ 28 bilhões, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) ?.
Para Flávio Benatti, presidente da FETCESP, a questão desafiadora apresentada pelo II Fórum Nacional de Segurança foi a necessidade de ocorrer uma mudança de comportamento. ?Não é só do motorista, dos transportadores e do próprio embarcador. Acreditamos que a nova lei federal nº 11.442, ao instituir normas para disciplinar o nosso segmento, contribuírá a partir da regulamentação da figura do responsável técnico?.

Homenagem

O momento de emoção do fórum, que contou com um quadro de conferencistas diversificado, foi marcado pela homenagem feita pelo Conselho Superior da NTC&Logística, que concedeu a Medalha do Mérito do Transporte, ao idealizador do Prêmio Volvo de Segurança, o consultor J.Pedro Corrêa.

Compartilhe este post