Campos, 9.1.07 – A Defesa Civil de Campos, no norte fluminense, interditou na tarde de sábado a ponte federal General Dutra, na BR-101, que liga o municÃpio ao EspÃrito Santo e o Brasil de norte a sul.
O prefeito Alexandre Mocaiber disse que o vão central da ponte cedeu, devido à cheia do rio ParaÃba do Sul, que atingiu a cota de 11,65 metros, “uma das mais altas da história do municÃpio”.
O prefeito já relatou a situação por telefone ao governador Sérgio Cabral e ao Comando Militar do Leste. Com o fechamento da ponte todo o tráfego de caminhões de carga não terá condições de passar pelo municÃpio.
Segundo Mocaiber, a Ponte da Lapa, que corta a cidade de Campos, está com a sua capacidade limitada, e “não pode ser usada como opção para passagem de veÃculos pesados”.
O prefeito já tinha decretado estado de emergência na cidade, devido à cheia do Rio ParaÃba do Sul, a maior desde a década de 60.
Mocaiber informou que o nÃvel do ParaÃba do Sul já começou a baixar em São Fidélis, mas em Campos continua inalterado. Ele disse que sua maior preocupação no momento é com a ponte interditada, porque todo o tráfego da BR-101 passa por ali.
Ponte deve ficar fechada pelo menos quatro meses
A ponte General Dutra, da BR-101, que passa sobre o Rio ParaÃba do Sul, em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, deve permanecer fechada ao tráfego por pelo menos quatro meses.
Segundo o coordenador do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) no Rio de Janeiro, Rodrigo Costa, a obra será feita em caráter emergencial e imediato. O custo da obra, que pode durar de quatro a seis meses, ainda não foi definido. Apesar disso, Costa afirma que já conversou com a direção do Dnit, em BrasÃlia, para conseguir os recursos necessários.
Fonte: Estradas.com.br