Florianópolis, 11.1.07 – Durante a reunião do Fórum Estadual de Rodovias, para avaliar os primeiros 25 dias da temporada de verão, o presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, solicitou aos responsáveis por obras e fiscalização que façam ajustes para tentar diminuir os constantes engarrafamentos. O encontro aconteceu hoje pela manhã, na sede da PRF.
O tráfego de veÃculos na 101 cresceu em torno de 90% nesse verão, de acordo com PolÃcia Rodoviária Federal. A PRF havia estimado um acréscimo de cerca de 50%. Outras rodovias como a BR-470 e BR-20, também houve uma elevação acima das previsões. O apagão aéreo e a briga entre Argentina e Uruguai por causa da instalação da indústria de papel, fez elevar, além do esperado, o número de carros nas rodovias catarinenses.
Lopes também disse que é necessário mais envolvimento nesse processo das autoridades estaduais, já que é a imagem do Estado turÃstico que vai ficar comprometida. Afirmou isso ao constantar que no encontro não estavam presentes nem os reponsáveis pela infra-estrutura e nem pelo policiamento. Apenas um diretor da empresa de turismo compareceu. Todo foram convidados.
Segundo ele, as empresas de transporte rodoviário de carga fizeram a sua parte e estão planejando as viagens para evitar os horários de maior movimento. Reclamou que o controle de veÃculos que haveria nas entradas e saÃdas de praias ao longo das rodovias não aconteceu. E isso gerou confusão e congestionamentos, especialmente na BR-101, alguns ficando até 5 horas em filas. Como não havia nenhum representante da PolÃcia Militar Rodoviária, um pedido de providências será encaminhado.
Outra questão levantada pelo presidente da Fetrancesc foi a realização de obras pelo DNIT no trecho Norte da BR-101, que provoca filas de veÃculos. Ele solicitou que fossem suspensos ou feitas em perÃodos de menor fluxo. Mas o superientendente do DNIT, João José dos Santos, eslareceu que não é possÃvel suspender o serviço, pois faz parte de contratos.
Ele prometeu tratar com as empreiteiras para que façam a suspensão dos trabalhos por alguns minutos toda vez que houver a formação de filas. Santos também disse que vai atuar para melhorar a comunicação com os patrulheiros da PRF para que sejam informados com antecedência desses trabalhos na rodovia. Houve fechamento do túnel no Morro do Boi e a PRF não tinha sido informada.
O DNIT também vai estabelecer, ao emitir AET (Autorização Especial de Trânsito) um horário para transporte de equipamentos especiais como transformadores e repassar cada situação para acompanhamento da PRF. Lopes citou que havia, ontem, um veÃculo na BR-470, com pista simples, fazendo o transporte a 20 quilômetros por hora. Provocou um engarrafamento a perder de vista.
O superintendente do DNIT anunciou que as empreiteiras deverão continuar as explosões de rochas para não
atrasar as obras de duplicação, nas terças e quintas-feiras, sempre das 12 às 14 horas. Ficou acertado que será feita ampla divulgação para que o motorista, nesses dois dias evite esses horários no trecho Sul. O chefe de gabinete da presidência do CREA, José Latrônico, enfatizou a necessidade de cumprir os contratos, pois alguém pagaria os custos desse atraso.
O presidente do Senge (Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina) José Carlos Rauen elgiou a equipe da PRF por ter diminuÃdo o número de acidentes na Operação Natal e Ano Novos, apesar da precaria estrutura. Mas o superintente da PRF, Luiz Ademar Paes destacou que houve um grande número de vÃtimas fatais e isso é preocupante, que precisa ser reduzido. No perÃodo de 15 de dezembro a 10 de janeiro aconteceram 1.173 acidentes com 745 feridos e 40 mortos. Foram feitas 11.904 autuações e 150 CNHs retidas. Paes disse que a corporação já está se reforçando, especialmente para o Carnaval. Por isso, todas as férias dos patrulheiros nesse perÃodo estão suspensas.
Rauen disse ainda que um simples trabalho educativo no posto de pedágio, que nunca funcionou na SC-401, que liga o Centro ao Norte de Florianópolis, já diminui a velocidade naquele trecho. Mas ressaltou que poderia ter acontecido antes e evitado o desgate em conseqüência de um acidente com vÃtima fatal ocorrida naquele local. Ele defendeu que os órgãos de trânsito tenham um engenheiro de logÃstica em seus quadros para decidir com rapidez os conflitos nas rodovias.
Desde dezembro, o Detran está emitindo e cobra as multas de motoristas de outros Estados. Porém ainda não se tem um sistema para cobrar dos estrangeiros e isso tem contribuÃdo para aumentar ainda mais a violência nas estradas.
O diretor de Marketing da Santur, Valdir Walendowski, afirmou que houve um crescimento de 10% no número de passageiros que vieram do exterior para Santa Catarina até agora. Ele disse que a Santur quer trabalhar em conjunto com todos os setores de trânsito para melhorar os serviços e a infrat-estrutura para os turistas. O Fórum realiza a sua próxima reunião no dia 29 de janeiro, às 14 horas, na sede do DNIT em Florianópolis. Fonte: juraci perboni/Imprensa Fetrancesc.
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